quarta-feira, 8 de março de 2017

FRENTE… OU COSTAS?!

Se frente ou costas… tem dias e ocasiões. Mas que gostei demais, é um facto!
Esta Quaresma… que ainda ’agora’ começou… tem-me dado que pensar!
‘A Palavra é um dom!’ E ‘O outro é um dom!’ que nos lembra o Papa Francisco, tem sido formidável. Muito bom mesmo!
Não é que seja uma grande novidade… mas da forma como foi dito e como nos é dito todos os dias é algo de extraordinário!
E isto de olhar o outro… tem muito que se lhe diga!
Não sei muito bem como surgiu a partilha da melhor forma de olhar o outro… mas vou fazê-la como a compreendi!
Mais ou menos assim:
Na caminhada de todos os dias cada um ou uma de nós segura dois sacos, um saco com tudo quanto somos e outro saco com todo quanto ‘o outro’ é.
Se, sem pensar… colocarmos o saco d’o outro’ na frente de nós… acabamos por estar sempre a ver tudo quanto o outro é, com todos aqueles defeitos abomináveis… enquanto… inchados de orgulho… deixamos de pensar na realidade do que realmente somos… claro… uma enorme maravilha de pessoas!... Mas… se tivermos o cuidado de deitar o saco de tudo quanto somos  na nossa frente… o caso muda logo de figura… pois temos oportunidade de nos olharmos tal qual somos com todos os defeitos e qualidades e acabamos por não ter tempo para pensar reconhecer conhecer ou criticar os defeitos dos outros.
Que isto é verdade… é! Mas nunca me tinha passado pela cabeça tal coisa.
Sacos à frente… sacos atrás…sacos na frente, sacos nas costas… que tenhamos a coragem de colocarmos sempre o nosso saco na frente, pois é a melhor forma de nos renovarmos ou tentarmos renovar todos os dias, e de olhar os outros, compreensiva e caridosamente, tal como a todos convém.
Até porque… a única pessoa que podemos modificar é a nós mesmos… de modo a sermos cada vez mais e melhor um dom para todos os outros.
A continuação de uma Santa Quaresma!
HN


Sem comentários: