quinta-feira, 13 de abril de 2017

DIAS… E DIAS!...

         
             Na vida, há dias… e dias!
             Dias com longas horas… e dias com escassos minutos.
             Mas nem por isso, uns e outros, deixam de ser dias.
             E é com estes dias que continuamos a caminhada da vida que nos foi dada e que temos de aproveitar o melhor que pudermos e soubermos, aprendendo com tudo e com todos em todos os nossos segundos.
             Em que, muitas vezes, das amarguras vão surgindo bênçãos!...
             A esta parte, uma boa aprendizagem a partilhar provinda do EQ retirada de Santo Agostinho:
             «»
      Deus tira do mal o bem e da injustiça a justiça
*      «Não vos escolhi Eu a vós, os Doze? Contudo, um de vós é um diabo» (Jo 6,70). O Senhor devia dizer: «Escolhi onze de vós»; terá ele escolhido um demónio, haveria um demónio entre os eleitos? [...] Diremos nós que, ao escolher Judas, o Salvador quis cumprir, através dele e contra sua vontade, sem que ele soubesse, uma obra tão grande e tão boa? Isto é próprio de Deus [...]: fazer que as más obras dos maus sirvam o bem [...]. O mau faz que todas as boas obras de Deus sirvam o mal; o homem de bem, ao contrário, faz que as más ações dos maus sirvam o bem. Haverá alguém tão bom quanto o Deus único? O próprio Senhor diz: «Ninguém é bom senão um só: Deus» (Mc 10,18) [...]
Haverá quem seja  pior do que Judas? De entre os discípulos do Mestre, de entre os Doze, foi ele o escolhido para guardar a bolsa e prover aos pobres (Jo 13,29). Mas depois de tal dom, é ele quem recebe dinheiro para entregar Aquele que é a Vida (Mt 26,15); perseguiu como inimigo Aquele a quem tinha seguido como discípulo [...]. Mas o Senhor fez que tão grande crime servisse o bem. Aceitou ser traído para nos resgatar: eis como o crime de Judas se transmuta em bem.
Quantos mártires terá Satanás perseguido? Mas, se não o tivesse feito, não celebraríamos hoje o seu triunfo [...]. O mau não pode contrariar a bondade de Deus. Ainda que Satanás seja um artesão do mal, o supremo Artesão não permitiria a existência do mal se não soubesse servir-Se dele para que tudo concorra para o bem.
*             «»
             Pronto! Acabou! E perante o assumir dos nossos disparates ou pecados… diante de tanta misericórdia de Deus, porque ficar tão torturado?
             Então… cabeça para cima, uma forte vontade de autocorrecção, muita confiança na ajuda de Deus, e muito bom trabalho para o bem de toda a humanidade, que é isso que Deus quer de todos e cada um de nós!
             Bom Tríduo Pascal e boa Páscoa!

             HN

Sem comentários: