terça-feira, 30 de maio de 2017

FALAR DE PENTECOSTES!


Falar de Pentecostes, é falar o Espírito Santo de Deus que Jesus nos deixou ao ir para o Pai.
A Igreja que Ele mesmo fundou, foi e é obra do Espírito Santo. A nossa vida é obra do Espírito Santo.
Nada se poderá fazer de bom neste mundo lindo onde vivemos sem a intervenção do Espírito Santo.
E o interessante é que pedimos muitas vezes ajudas a Deus Pai, a Maria, a Jesus, e mesmo aos Seus Santos, mas do Santo dos Santos, o Espírito Santo que a todos santifica esquecemos muitas vezes. Ou então, quando nos lembramos de O invocar… já Ele tem feito muitas maravilhas em nós.
Vamos ver o que nos diz São Cirilo de Jerusalém, numa das suas catequeses baptismais:
«»
«É o Espírito que vivifica» (2Cor 3,6)
«A água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente de água a jorrar para a vida eterna» (Jo 4,14). É uma água completamente nova, viva, que jorra para aqueles que são dignos dela. Por que razão é o dom do Espírito apelidado de «água»? Porque a água está na base de tudo; porque a água produz a vegetação e a vida; porque a água desce do céu sob a forma de chuva; porque, caindo sob uma única forma, ela atua de maneira multiforme. [...] Ela é uma coisa na palmeira e outra na vinha, mas dá-se inteiramente a todos. Tem apenas uma maneira de ser e não é diferente de si mesma. A chuva não se transforma quando cai aqui ou ali mas, ao adaptar-se à constituição dos seres que a recebem, produz em cada um deles aquilo que lhe convém.
O Espírito Santo atua assim: apesar de ser único, simples e indivisível, «Ele distribui os seus dons a cada um conforme entende» (1Cor 1211). Da mesma maneira que a lenha seca, associada à água, produz rebentos, a alma que vivia no pecado, mas que a penitência torna capaz de receber o Espírito Santo, produz frutos de justiça. Embora o Espírito seja simples, é Ele que, por ordem de Deus e em nome de Cristo, anima numerosas virtudes.
Ele utiliza a língua deste ao serviço da sabedoria; ilumina pela profecia a alma daquele; dá a um terceiro o poder de expulsar os demónios; dá a outro ainda o de interpretar as divinas Escrituras. Fortifica a castidade de um, ensina a outro a arte da esmola, ensina àqueloutro o jejum e a ascese, a um quarto ensina a desprezar os interesses do corpo, prepara outro ainda para o martírio. Diferente nos diferentes homens, Ele não é diferente de Si mesmo, tal como está escrito: «Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum» (1Cor 12,7).
«»
Maravilha de texto! Maravilhosa meditação!
Que nos ajude a todos a sermos, de facto, um dom para todos os que connosco convivem e para todos os que, por alguma razão, de nós se aproximarem!
HN


Sem comentários: