quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ORAÇÃO DE JESUS

Jesus… rezava muito! Passava longo tempo em oração! Isso… eu sabia! Sempre soube!
Mas há coisas que nos passam despercebidas! Ou melhor! Embora evidentes… não pensamos nelas… 
Vejamos o que nos diz hoje o comentário do EQ (Lc 6, 12-19) provindo de Santo Ambrósio:
«»
«Passou a noite em oração a Deus.»
O Senhor não reza para pedir por Ele, mas por mim. Embora o Pai tenha posto tudo à disposição do Filho, este, para realizar plenamente a sua condição de homem, achou por bem implorar ao Pai por nós, já que é o nosso advogado. Não deis ouvidos a vozes enganadoras, imaginando que é por fraqueza que Cristo implora, para obter o que não pode realizar, Ele que é o autor de todo o poder; mas, sendo Mestre de obediência, Cristo, com o seu exemplo, molda-nos nos preceitos de virtude. Está dito que «nós temos um advogado junto do Pai» (1Jo 2,1). Se Ele é advogado, deve interceder pelos meus pecados. Portanto, não é por fraqueza, mas antes por bondade que Cristo implora. Quereis saber até que ponto Ele pode tudo o que quer? Cristo é ao mesmo tempo advogado e juiz: num reside o ofício de compaixão, no outro, a insígnia do poder. «Passou a noite em oração a Deus»: Cristo dá-vos um exemplo, traça-vos um modelo que podeis imitar.
O que é preciso fazer para vossa salvação quando, por vós, Cristo passa a noite em oração? O que deveis fazer quando quereis começar um dever de piedade, quando o próprio Cristo, antes de enviar os seus apóstolos, rezou e rezou sozinho? Se não me engano, em parte nenhuma se encontra que Cristo tenha orado com os apóstolos; Ele ora sozinho. É que o grande desígnio de Deus não pode ser captado por desejos humanos e ninguém pode tomar parte no íntimo pensamento de Cristo. Aliás, quereis ver que foi unicamente por mim, e não por Ele, que Jesus rezou? «Chamou os discípulos e escolheu doze entre eles» para os enviar, como semeadores da fé, a propagar o auxílio e a salvação dos homens em todo o universo.
«»
Claro que Jesus reza por nós!
Mas… sendo Deus como o Pai… porque reza ao Pai?
Para nos representar... para fazer da oração d'Ele a nossa oração... para nos dizer que é preciso rezar/orar muito.
E o rezar sozinho! De facto, Jesus rezava sempre sozinho! Para quê? 
Para nos dizer que necessitamos de uma grande intimidade com Deus... que nós e Deus somos únicos... que Deus para nós tem de ser o tudo... e... que... a nossa vida tem que ser de união permanente com Deus... trocar ideias com Deus em todas as ocasiões, ou melhor dito, buscar em todas as ocasiões as ideias de Deus como luz para as nossas vidas.
Jesus, de facto, é Caminho, Verdade e Vida!
Só Ele nos leva à verdadeira VIDA!
Que sempre seja louvado!
HN


Sem comentários: