quarta-feira, 18 de outubro de 2017

COMBATE ESPIRITUAL!

Fala-se muito no diabo como que seja uma qualquer horrível criatura. Será que o é? Será que o diabo é, de facto, uma criatura? Não será, antes, um estado de espírito? Um mau pensamento e atitude  que nos sai do coração?
O diabo tenta, tentou-me, dizemos muitas vezes!
Mas… o que será, de facto, o diabo?
Quando era mais jovem entrava-me tudo isto na cabeça… e eu até admitia as minhas burrices todas como obra do diabo!
É muito mais fácil para nós podermos colocar as nossas próprias culpas em alguém, e quando esse alguém é o diabo, não ralha connosco nem diz nada… é melhor culpá-lo a ele do que seja a quem for!
Mas… quem é o diabo?
Já tenho muitos anos, mas quantos mais anos passam menos sei responder a esta questão tão difícil.
Há dias deparei com uma pequena meditação do padre São Pio de Pietrelcina de que gostei demais:
«»
O lugar do combate espiritual
O lugar do combate entre Deus e Satanás é a alma humana em cada instante da vida. É por conseguinte necessário que a alma dê livre acesso ao Senhor, para que Ele a fortaleça de todas as maneiras e com todo o tipo de armas. Deste modo, a luz de Deus poderá iluminá-la, para melhor combater as trevas do erro. Revestida de Cristo (Gal 3,27), da sua verdade e da sua justiça, protegida com o escudo da fé e da palavra de Deus, ela vencerá os seus inimigos, por muito poderosos que estes sejam (Ef 6,13s). Mas, para uma pessoa se revestir de Cristo, tem de morrer para si mesma.
«»
São Pio diz que o lugar do combate entre Deus e Satanás é a alma humana, ou seja, é cada um ou uma de nós onde o bem/Deus e o mal/Satanás ou diabo coabitam, e lutam, dentro de nós, no nosso interior!
Então… o nosso interior será assim como um jardim, onde as ervas ruins só crescem se não tratarmos bem dele, se não as arrancarmos quando convém!
As flores… serão as nossas qualidades que gerem boa atitudes; as ervas ruins serão os nossos defeitos geradores das nossas más acções.
O adubo com que podemos tratar as nossas qualidades é a Oração e escuta da Palavra de Deus e a vivência os sacramentos.
Se somos livres de nos comportarmos como desejamos… demos a mão a Deus que nos quer ajudar! Rezemos e coloquemos na vida os ensinamentos da Palavra de Deus e nada nos poderá desviar do caminho que nos convém, porque, deste modo, Deus tem a possibilidade de nos ajudar sem quaisquer rodeios!
Deus é tão bom e respeita tanto a liberdade humana que faz tudo pelos homens e mulheres… se esses homens e mulheres o desejarem.
Desejemos o bem que o Espírito Santo de Deus nos ajudará a praticar o bem e a sermos bons.

HN

Sem comentários: