quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CRUZ… FONTE DE LUZ E DE VIDA!

Normalmente ficamos perturbados quando se fala de cruz! E surge-nos de imediato a horrenda morte de Jesus Cristo e a Sua dificílima subida até ao Calvário!
Não consigo compreender como olhavam a Cruz antes da morte deste inocente carregado de todas as maldades da Humanidade.
A CRUZ! Duas hastes: vertical… com Jesus estendido… ao alto… a unir Deus aos homens; e horizontal… com os braços de Jesus amarrados como que a querer unir os homens entre si!
Que bela é a CRUZ!
São João Crisóstomo diz:
«»
Foi a cruz que reconciliou os homens com Deus, que fez da Terra um Céu, que uniu os homens aos anjos. Ela derrubou a cidadela da morte, destruiu o poder do demónio, libertou a Terra do mal, estabeleceu os fundamentos da Igreja. A cruz é a vontade do Pai, a glória do Filho, o júbilo do Espírito Santo. [...]

A cruz é mais brilhante que o sol porque, quando o sol se turva, a cruz resplandece; e o sol turva-se, não no sentido de ser aniquilado, mas de ser vencido pelo esplendor da cruz. A cruz rasgou a ata da nossa condenação, quebrou as cadeias da morte. A cruz é a manifestação do amor de Deus: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita nele não pereça.»
A cruz abriu o paraíso, deixou que nele entrasse o malfeitor (Lc 23,43) e conduziu ao Reino dos Céus a criatura humana, destinada à morte.

«»
A Humanidade… as criaturas… criadas à imagem e semelhança de Deus… não podem ter sido criadas por Deus para a morte, mas para a VIDA!
Foi a fragilidade das criaturas que as fez mortas… e que Jesus veio restituir à VIDA.
Quis partilhar o texto todo! Não obstante o último parágrafo do texto me deixar deveras intrigada, muito intrigada mesmo! Não!!! Deus Pai Misericordioso, Compassivo e Justo, não pode ter criado a Humanidade para a morte, mas para a VIDA, para viver com ELE para sempre!
A justiça de Deus é o AMOR! E se assim é… o AMOR não exclui ninguém… a não ser que alguém, de facto, queira ser excluído!
Que a Sabedoria de Deus nos ajude a ver e sentir o que os nossos olhos e corações, sozinhos, nunca serão capazes!
A CRUZ é fonte de luz e de vida!
Amemos a Cruz, supremo sinal de Amor de Deus pelos homens!
E não nos lamentemos pelos sofrimentos que nos aparecerem, pois Jesus, inocente, sofreu bem mais por nós!
Que sempre seja louvado!

HN

Sem comentários: