domingo, 1 de outubro de 2017

DESAPEGAR-SE

As palavras apegos e desapegos têm muito que se lhes diga!
Vencer os apegos é desapegar-se!
Mas… desapegar-se… de quê?
Temos uma cabeça e um coração recheados de apegos e desapegos…
Apegos a tudo o que gostamos… e desapegos a tudo o que não gostamos!
Muito embora com a sensação de que nada de mal nos trazem… temos de convir que há apegos que nos estragam a vida por demais. O maior deles é o apego às riquezas.
Quem coloca as riquezas no primeiro lugar da vida… poderá considerar-se um miserável, pois quanto mais dinheiro tem mais dinheiro quer, o que lhe dá uma perda total de liberdade!
Precisamos de dinheiro e haveres para podermos viver, mas só isso, para viver, que é muito diferente de viver para o dinheiro e haveres!...
Um outro tipo de apego muitíssimo mau é o querermos ser sempre apreciados como o melhor de todos, pois prende-nos de tal forma às nossas opiniões e saberes que nos torna escravos delas.
Desapegar-se… é olhar para quem nos rodeia com qualquer que seja a necessidade e tentar remediá-la; é partilhar saberes e haveres; é aceitar o outro como ele é e aprender a ver os seus pensamentos de coração aberto para que todos possam aprender a conhecer-se mutuamente; é esquecer preferências e olhar todas as pessoas afectuosamente; é, amar a toda a gente indefinidamente, vencendo egoísmos e vivendo o amor!
Boa semana, recheada de amor!
HN 

Sem comentários: