segunda-feira, 9 de outubro de 2017

OBEDECER A DEUS…

Á imitação de Jesus, obedecer a Deus não é cumprir o que vem escrito na Bíblia ou uma ou outra regra que a Igreja Católica nos apresenta… é muito mais do que isso!
Aliás… Jesus Cristo, a Quem devemos seguir as pegadas, na medida em que ia contra um sem número de regras do Seu tempo foi sempre um autêntico desregrado!
Cada tempo tem suas regras… suas necessidades… seus jeitos de ser e de estar!
A própria Bíblia, com todo o respeito e veneração que lhe vou votando a cada dia, pois vejo nela a luz dos meus caminhos, tem de ser muito bem interpretada, com Amor desmedido parecido com o desmedido e misericordioso Amor que Deus/AMOR tem por nós.
Ouve-se dizer imensas vezes que a Palavra de Deus é uma ‘Eterna novidade’!
Nunca senti no meu coração e vida tamanha verdade!
As mesmas palavras bíblicas lidas faz muito tempo… não tinham a conotação que hoje lhes dou! E tenho a certeza de que, se me for concedido andar por aqui mais alguns anitos… as mesmas palavras me continuarão a dizer coisas diferentes e bem adequadas ao meu crescimento para mim mesma, para Deus e para a Humanidade!
Então… o que será obedecer a Deus?
Santa Teresa Benedita da Cruz diz:
«»
Obedientes ao Pai, a imitação do Filho
«Seja feita a vossa vontade!» (Mt 6,10) Isto resume toda a vida do Salvador. Ele veio ao mundo para fazer a vontade do Pai, não apenas para expiar o pecado de desobediência com a sua obediência (Rom 5,19), mas também para conduzir os homens à sua vocação no caminho da obediência.
A vontade dos seres criados não está feita para ser livre sendo senhora de si própria; está chamada a conformar-se com a vontade de Deus. Se com ela se conformar por submissão livre, é-lhe dado participar livremente no aperfeiçoamento da criação. Se se recusar a fazê-lo, a criatura livre perde a sua liberdade. A vontade do homem mantém o livre arbítrio, mas ele é seduzido pelas coisas deste mundo, que puxam por ele e o empurram em direções que o afastam do desenvolvimento da sua natureza tal como Deus a quis, e da finalidade que ele próprio estabeleceu na sua liberdade original. Para além desta liberdade original, perde a segurança da sua resolução, torna-se vago e indeciso, é importunado por dúvidas e escrúpulos, ou fica endurecido no seu desregramento.
Contra isso, não há outro remédio senão seguir a Cristo, o Filho do homem, que, não só obedecia diretamente ao Pai dos Céus, como também Se submeteu aos homens que para Ele representavam a vontade do Pai. A obediência tal como Deus a quis liberta a nossa vontade escrava de todos os laços com as coisas criadas e devolve-lhe a liberdade. É também o caminho para a pureza do coração.
«»
Tenho imensa pena de que grande parte das pessoas não conheça a verdadeira liberdade!
Ser livre não é cada um fazer o que quer, mas o que deve fazer!
Se fomos criados para Amar… tudo o que fizermos contra o Amor é o que habitualmente chamamos de pecado, ou seja, é contra a vontade de Deus a nosso respeito!
Então… obedecer a Deus… é AMAR… incondicionalmente, a toda a gente, sem peso nem medida!
Porque a medida do Amor é Amar sem medida!
Custa… quando se começa! É difícil ir vencendo obstáculos… muito difícil… mas à medida que se vão ultrapassando, a vida toma outro sentido e cor, a cor da verdadeira felicidade!
Que Deus nos ajude a encontrar essa felicidade verdadeira!

HN

Sem comentários: