domingo, 8 de outubro de 2017

PALAVRAS… O VENTO AS LEVA!

Cada vez mais me convenço de que os gestos são tudo na vida!
Palavras sem gestos ou atitudes concretas, são tão velozes a sair da nossa mente como o vento de um furacão!
E pior do que isso… pelas nossas impensadas incoerências, deixam pensamentos esquisitos na cabeça de quem as escuta.
Sem sombra de dúvida: ‘Palavras… o vento as leva!... E se não são levadas pelo vento é porque já estão bem enraizadas na vida de quem as pronuncia!
Tenho comigo um pequeno escrito da Madre Teresa de Calcutá que diz assim:
«»
Se há coisa que sempre nos garantirá o Céu, são os atos de caridade e de generosidade com que tivermos preenchido a nossa existência. Saberemos jamais o bem que pode fazer um simples sorriso? Proclamamos que Deus acolhe, compreende, perdoa; mas somos a prova viva disso que proclamamos? Os outros detetam em nós esse acolhimento, essa compreensão e esse perdão vivos? Sejamos sinceros nas nossas relações uns com os outros; tenhamos a coragem de nos aceitar uns aos outros tal como somos. Não nos deixemos espantar nem preocupar com os nossos fracassos nem com os fracassos dos outros. Antes, vejamos o bem que há em cada um de nós; descubramo-lo, porque todos nós fomos criados à imagem de Deus.
Não nos esqueçamos de que ainda não somos santos, mas apenas nos esforçamos por sê-lo. Sejamos, pois, extremamente pacientes com os nossos pecados e com as nossas quedas. Não te sirva a língua senão para o bem dos outros, «pois a boca fala do que transborda do coração». Temos de ter alguma coisa no coração para podermos dar; aqueles cuja missão é dar têm primeiro de crescer no conhecimento de Deus.
«»
Muitas vezes… sem pensar… cometemos grandes erros… principalmente quando arriscamos a dizer que o mundo vai mal… que os outros são uns ateus… uns… sei lá o quê?!
Porque temos tanta tendência a culpar os outros dos males que acontecem? Se muitas vezes não conseguimos sequer averiguar os nossos comportamentos… como podemos arriscar a julgar os comportamentos dos outros?
É incompreensível!
Se queremos que o verdadeiro Amor se difunda no coração de todos os homens e mulheres… temos que viver realmente o Amor, que não critica, aceita; e não condena, perdoa!
Como convivemos com as pessoas que não pensam nem reagem como nós?
Não seremos os mais culpados do mundo estar como está?
Que não está mau, de todo, o mundo não está mau… os nossos olhos é que ainda não se abriram para ver as coisas positivas que há no mundo para ir incluindo nas nossas maneiras de ser. Porque… ‘Palavras… o vento as leva!’
Que Deus nos ajude!
Boa semana!

HN

Sem comentários: