segunda-feira, 20 de novembro de 2017

DIA MUNDIAL DOS POBRES!

Foi celebrado ontem o primeiro DIA MUNDIAL DOS POBRES, instituído pelo Papa Francisco.
Tocou por demais!
Temos a tendência a pensar que os pobres são os que não têm comida, roupa ou habitação, mas não!
Na Mensagem para este dia, o Papa alerta-mos para um sem número de pobrezas muito maiores do que estas.
Salvo situações de catástrofes ou países difíceis na política ou zonas agrestes, quem não tem os bens de primeira necessidade com pouco se ajeita, vai lutando por eles, e como são necessidades visíveis, mais ou menos, surgirá alguém que ajude um pouquinho e a vida vai correndo. Mas quando o problema é do coração e mente, dinheiro a mais e desejos de mais dinheiro e bens, o que fazer?
Muitas vezes, nestas circunstâncias, a única coisa que está ao nosso alcance é rezar por essas pessoas.
Mas… no nosso metro quadrado, prestemos muita atenção ao que se passar, porque é aí que temos de exercer a nossa acção, a influência das nossas palavras, gestos, atitudes, presença, sei lá que mais, cada um ou uma verá o que poderá fazer.
Recordando do Evangelho de ontem a Parábola dos Talentos, cada um porá a render as qualidades e dons de que Deus o vai dotando, e como atleta do Reino de Deus…
 «»
"RECOMEÇAR SEM TITUBEAR"
Um atleta é capaz de treinar até à exaustão para chegar o mais perto possível do máximo resultado; uma criança repete inúmeras vezes uma palavra até chegar à pronúncia correta; o amor, para se tornar perfeito segue o mesmo princípio: recomeça sempre.
O amor verdadeiro não tem fim, tem recomeço e segue assim até alcançar a eternidade.
Recomeçar a fazer tudo com mais amor, recomeçar a partir das quedas e dos fracassos, recomeçar na fé e na confiança, recomeçar a viver, recomeçar sem titubear.
Não é vergonhoso recomeçar, é vergonhoso desistir e não alcançar a meta.
«»
Depois disto que nos diz o Apolonio… mais palavras para quê?
Uma boa semana para todos.

HN

Sem comentários: