domingo, 10 de dezembro de 2017

FIEL… ACOLHEDOR!

Fiel e acolhedor foi sempre e sempre é e será o Senhor Jesus para todos nós!
Contudo, a Igreja chama-nos a ser fiéis e acolhedores… mas de quem?
A quem será que deveremos ser fiéis e acolher?
Tratando-se do Advento, espera e preparação para o Natal, pode dar a impressão que devemos preparar-nos para acolher Jesus!
Claro que também! Jesus é e será sempre o nº 1 no nosso acolhimento. Mas… à medida em que nos vamos familiarizando com Ele, vamo-nos apercebendo que o Jesus vagueia por aí connosco pelas estradas e caminhos da vida em todas as pessoas que connosco se cruzam, às quais devemos todo o nosso bem-querer e acolhimento. É isso que Jesus quer de nós, que O acolhamos na pessoa de todos os nossos irmãos.
Certinhos… ou tortinhos… devemos acolher amorosamente a todos, porque, lá bem no fundo de todos eles… ou elas… habita Jesus.
Fomos habituados a um Jesus/Deus que só proibia e castigava… mas aos pouquinhos os olhos e o coração foram-se abrindo e foi-nos surgindo um Jesus/Deus que não nos quer parados nem indiferentes, que perdoa e envia, que compreende e ajuda, que está ao nosso lado na caminhada para nos dar força e coragem nas aflições e determinações.
Jesus Palavra de Deus não exige nada, ou melhor, exige muito, exige Amor Verdadeiro.
Diz o Apolonio:
«»
No nosso imaginário, fazer a vontade de Deus, às vezes, está associado a uma lista de proibições, ou de regras a seguir, ou ainda, de resignação diante de situações de dor e sofrimento. 
Na verdade, a vontade de Deus se pode resumir em uma só coisa: amar. Dessa forma ela pode ser incorporada em todas as situações, a vontade de Deus pode tornar-se vida.
Ele quer que eu ame na condição de filho, de pai, de mãe,  de esposo ou esposa, de amigo, de cidadão. Amar que significa fazer o bem, servir o outro, perdoar, "fazer-se um" com todos.
Posso ter limitações em tudo: na saúde, no físico, na formação, na condição econômica. Só não posso ter limitações no amor.
Devo amar sempre. E como o amor é luz, aprenderei sempre mais a viver a vontade de Deus.
«»
Uma boa forma de viver o Advento!… treinar o Amor.
Não é fácil, mas é possível!
E muda a vida do avesso, dando uma leveza enorme e uma enorme satisfação e paz!
Mas… ainda no dizer do Apolonio -
«»
Viver pelos outros não é uma ação que tem início e fim. É uma orientação de vida com base no amor ao próximo. 
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos." (Jo 15,13)
Quando ouvimos alguém dizer: "Tenho um grande amor por você" ou "Eu te amo", na maior parte das vezes, a pessoa está apenas querendo expressar um sentimento. Ter amor pelo outro não é somente isso. Ter amor pelos outros é oferecer gratuitamente a minha disponibilidade em servir, em escutar ou em assistir nas dificuldades. É fazer-me presente na vida do irmão,  vivendo-a junto com ele. Nos momentos bons, de alegria. E nos momentos ruins, de dor e sofrimento.
Viver pelos outros é partilhar os próprios talentos, os bens materiais e, sobretudo, os bens espirituais.
Tudo o que sou e tudo o que tenho deve ser partilhado com todos. Isso é viver pelos outros.
«»
Será que já aprendemos a viver pelos outros… ou ainda andamos agarrados ao nosso ‘umbigo’?
Espero que não!!!
Boa semana, amando como Jesus amor, amando bem ao jeito de Jesus… assim como a MÃE Maria, Fiel e Acolhedora.

HN

Sem comentários: