sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

DE SAULO, PERSEGUIDOR… A PAULO, PREGADOR!

Ontem foi um dia maravilhoso!
Celebração da Conversão de São Paulo… que pode acelerar a conversão de muitos, se partilharmos o que o coração nos vai dizendo do que os olhos vêem, os ouvidos ouvem e coração vai sentindo!
Ontem… tive o prazer de participar numa Via-Sacra toda voltada para as semelhanças entre Paulo e Jesus Cristo que, de facto, são mais que muitas, desde a idade dos dois, a forma como iniciaram a pregação até a tudo quanto os levou à morte… e até à própria morte, distanciada um do outro de poucos anos.
Depois… a Eucaristia da Celebração festiva foi deveras tocante e encantadora!
Para mim muitas coisas eram inimagináveis!
Obrigada Senhor, por tantas aprendizagens e vivências que me encheram o coração da vida!

Hoje… dei com este texto meditação de São Fulgêncio de Ruspas a acompanhar o Evangelho Quotidiano de ontem:
«»
«Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu» (At 9,3)
Saulo foi enviado pelo caminho de Damasco para se tornar cego, pois se ele cegou, foi para ver o verdadeiro Caminho (Jo 14,6). [...] Perdeu a vista do corpo, mas o seu coração foi iluminado para que a verdadeira luz brilhasse, quer aos olhos do seu coração, quer aos do corpo. [...] Foi enviado para dentro de si mesmo, para se procurar a si mesmo. Andava errante na sua própria companhia, viajante inconsciente, e não se encontrava porque interiormente tinha perdido o caminho.
Foi por isso que ouviu uma voz que lhe dizia [...]: «Desvia os teus passos do caminho de Saulo, para encontrares a fé de Paulo. Despe a túnica da tua cegueira e reveste-te das vestes do teu Salvador (Gal 3,27). [...] Eu quis manifestar na tua carne a cegueira do teu coração, para que pudesses ver o que não vias e não te parecesses com aqueles que "têm olhos mas não veem e ouvidos mas não ouvem" (Sl 115,5-6). Que Saulo se afaste deles com as suas cartas inúteis (At 22,5), para que Paulo escreva as suas tão necessárias epístolas. Que Saulo, o cego, desapareça [...] para que Paulo se torne a luz dos crentes.» [...]
Paulo, quem te transformou assim? «Ele respondeu: Esse homem, que Se chama Jesus, fez lama, ungiu-me os olhos e disse-me: "Vai à piscina de Siloé e lava-te.'" Então eu fui, lavei-me e comecei a ver!» (Jo 9,11). Porquê esse espanto? Eis que Aquele que me criou me recriou; com o poder com que me criou, agora curou-me; eu tinha pecado mas Ele purificou-me».
Portanto, Paulo, vem, deixa o velho Saulo, em breve também verás Pedro. [...] Ananias, toca em Saulo e dá-nos Paulo; afasta para longe o perseguidor, envia em missão o pregador: os cordeiros já não terão medo, as ovelhas de Cristo viverão na alegria. Toca no lobo que perseguia Cristo, para que agora, com Pedro, ele leve a pastar as ovelhas.
«»
Isto ‘de Saulo perseguidor… a Paulo pregador’, é para todos nós, chamados a deixar a vida desleixada e desprovida de Amor a uma vida recheada da força do Amor de Deus pelos homens nossos irmãos.
Sim, pois quem diz amar a Deus que não vê mas, na realidade, não presta atenção às necessidades dos homens que vivem a seu lado é mentiroso, pois o Amor a Deus e aos irmãos está tão intrinsecamente ligado que não se consegue viver um sem o outro nem se compreende um sem o outro! Não tenhamos ilusões!
Que São Paulo nos proteja e o Deus Amor de Quem Jesus Cristo é a Palavra e vida exemplificativa junto de nós nos abençoe!
HN

Sem comentários: