quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O ACOLHIMENTO CRIA UNIDADE

O acolhimento mútuo provém de uma vida de Amor fraterno em que nos julgamos filhos de um único Pai comum, Deus.
A escuta, a compreensão, a dádiva, a entrega, a sensibilidade, a verdade, a hospitalidade, a misericórdia, o desapego e o respeito pelas diferenças que no levam a atitudes coerentes e justas para com todos… são condições indispensáveis para a unidade.
Mas… o acolhimento que nos leva à verdadeira unidade é obra de Deus nos homens, é o poder do Deus/Amor que ama, desmedidamente, a intervir na história da humanidade para que aprenda a tentar amar a todos, incondicionalmente, do jeito que Ele, Deus/Jesus nos ama.
Se conseguirmos olhar ao nosso redor e ver os homens e mulheres como irmãos e irmãs, ou melhor ainda, se conseguirmos ver em cada homem e em cada mulher a imagem de Jesus/Palavra/Deus junto de nós, será muito mais fácil aplicar a chamada Regra de Ouro da comunicação humana: ‘Nunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti!’
Este procedimento exige uma grande dose de humildade e coragem, pois cada um, ao pensar no bem do outro, está como que a colocar-se ao seu serviço.
Mas… a vida é serviço mesmo! Somos seres sociais por excelência, que não podemos viver só para nós mas para quem connosco convive. De contrário, nunca poderemos ser realmente felizes!
Já agora… vejamos:
«»
"COLOCAR-SE A SERVIÇO DE TODOS"
A humildade é uma virtude para fortes e corajosos, porque exige uma renúncia maior que todas as outras, a renúncia de si mesmo.
Ser o último não significa ser servil, mas assumir o primado do amor e colocar-se a serviço de todos.
O amor não é arrogante nem soberbo, sabe valorizar o outro e quer somente o seu bem.
Quem ama não é prepotente, pois sabe que a interdependência das pessoas é uma base sólida para se viver o amor mútuo e construir um mundo justo e solidário.
Abraços
Apolonio
«»
De facto… as palavras que escrevo são minhas. Provêm das minhas experiências e vivências, mas alegro-me a aprender com outras pessoas que pensam e tentam viver  do jeito que eu vivo e partilham vida como eu gosto de partilhar.
Que seria de mim sem as partilhas dos meus amigos e amigas!... Eu não consigo imaginar!
A continuação de uma boa semana, trabalhando a verdadeira união, na partilha, no AMOR!
HN

Sem comentários: