domingo, 11 de fevereiro de 2018

APRENDER… COM QUEM NOS RODEIA


Escutar, interiorizar, compreender, falar!...
Mas… quase toda a gente gosta de falar e ser ouvida, de ser importante sem se importar com ouvir a opinião contrária! Contudo, antes de falar, devemos ouvir. E ouvir com atenção. E pensar a sério no que se ouve. Prestar atenção ao outro ou outros faz-nos crescer a todos.
Quem não se interessa em ouvir a opinião dos outros acaba por se juntar com pessoas de igual opinião… e é assim que se formam grupos com membros que vêem a vida por um único aspecto, o que provoca desunião entre pessoas e grupos.
Quem não consegue ouvir e interessar-se com a opinião dos outros acaba por ficar sozinho, e definha, sem sombra de dúvida!
Fomos criados para viver em comunidade e enriquecer uns aos outros com a partilha das nossas aprendizagens e experiências.
Somos todos filhos de Deus, pelo que devemos abrir os ouvidos e olhar-nos como irmãos e membros da mesma comunidade cristã com quem temos uma história a não negar e a valorizar, escutar a Deus e aos irmãos que sofrem falta de amor, paz e misericórdia.
E ainda que estejamos com pessoas que se digam não cristãs, temos o dever de as ouvir atentamente e aproveitar o que for bom, pois todas as pessoas têm sempre algo de bom com elas, e queiram ou não, saibam ou não, Deus habita-as ainda que escondido no meio das maiores barbaridades.
Hoje é um dia GRANDE! Domingo que nos fala de leprosos e nos ensina a ir ao encontro dos doentes e marginalizados, Dia Mundial do Doente, e época de Carnaval.
Tanta coisa que poderemos aprender e vivenciar!...
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: