sábado, 10 de fevereiro de 2018

OLHAR O POSITIVO…


Fala-se por demais em correcção de defeitos… e eu penso mesmo que o melhor é desenvolver as qualidades.
Eu penso, não! Eu tenho a certeza!
Enquanto me propus a acabar com os defeitos parece que cada vez havia mais defeitos para acabar!
Até que um dia o amigo Abílio que já está na Casa do Pai me chamou à atenção de que, à noite, em vez de verificar as asneiras feitas para pedir perdão delas e as corrigir… que tentasse encontrar algumas coisas bem feitas, boas acções para agradecer!
A princípio não encontrava nada de bom para ter em conta.
Mas, aos poucos, fui-me focando no que podia fazer de bom e, à noite, já encontrava coisas boas feitas… que acabavam por ser qualidades desenvolvidas!
E foi assim que consegui ser o que hoje sou… com qualidades e defeitos, mas muito diferente do que outrora fui, pois consigo olhar tudo de forma positiva, o que é muito bom!
Hoje… deparei com esta meditação:
«»
"CORRIGIR-SE POR AMOR"
A correção é uma coisa boa quando começa por nós mesmos.
Devemos refletir sobre nossos defeitos e limitações, mas seria improdutivo querer eliminá-los um a um de forma sistemática.
Uma estratégia melhor seria procurar desenvolver em nós as virtudes. Praticá-las no dia a dia, sentindo seus efeitos benéficos em nossa vida.
Depois de um certo tempo, perceberemos que muitos defeitos desapareceram.
É mais vantajoso cultivar virtudes do que combater defeitos.
A motivação para essas mudanças deve ser sempre o amor. Corrigir-nos por amor.
Paciência, perseverança, humildade, sinceridade, misericórdia, mansidão, bondade, pureza de coração, generosidade e muitas outras.
Uma por uma, dia após dia.
Que no final deste dia possamos oferecer a Deus um monumento de virtudes, construído com nosso esforço e com Sua ajuda.
Abraços
Apolonio
«»
Ora tudo isto vai de encontro ao conselho do meu GRANDE AMIGO Abílio que tão bem me fez!
A hora é propícia!
Carnaval! Chegada da Quaresma! Uma boa época para grandes mudanças e aperfeiçoamentos!
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: