sexta-feira, 13 de julho de 2018

MÁSCARAS... PARA QUÊ


Máscaras... só de Carnaval! E nem sempre! Porque até no Carnaval tem que haver reconhecimento de muitas coisas para que tudo corra muito bem, como sempre se deseja.
Mas... a máscara que esconde o rosto... não é a pior! Normalmente não passa de uma pequena brincadeira!
A máscara... ou máscaras... que nos escondem os comportamentos, essas, sim, são de todo abomináveis!
Sorrisinhos no rosto frente às pessoas... e arrasá-las quando nos viram as costas; dizer que tudo está bem... e pensar ou saber de certeza que tudo está muito mal; eu ajudo... mas só para se fazer de bonzinho ou boazinha; ver uma pessoa errada e não a corrigir carinhosamente como convém; mostrar-se compreensiva... e ser destruidora; sei lá... um sem número de comportamentos que nem vale a pena estar a procurar, pois uma das formas de nos vermos livres das más situações é deixar de lhes dar atenção, deixar de pensar nelas, não as querer de forma alguma!
Mas... temos de convir que as nossas maiores máscaras, falo por mim, claro, não conheço mais ninguém de quem possa falar, são as que usamos de nós para nós mesmos ou mesmas!
É pensarmo-nos boazinhas e não termos coragem de enfrentar as nossas más atitudes, más palavras, caras irritadiças, covardias disfarçadas, sorrisos malandrinhos, pequenas distorções da verdade... sei lá que mais!
É pensar-nos... sem nos reconhecermos tal qual somos!
É desconhecermos que o mais difícil de uma pessoa é ter um conhecimento exato de si mesma.
É não conseguir olhar-se interiormente e assumir as culpas das nossas humanidades... que por muito boazinhas que sejam... nunca passarão de humanidades, com os inerentes defeitos que dali advêm!
Quando me falam na colocação diante de Deus seja para o que for... começo logo por pedir sabedoria,  paz, compreensão e aceitação das minhas fraquezas... muitas vezes difíceis de descobrir e interiorizar  para que possam começar a ser corrigidas... com muitos avanços e recuos... e em pequenos e  míseros pouquinhos!...
«»
"RECONHECER AS PRÓPRIAS DERROTAS COM UM EQUILÍBRIO SADIO"
Quando nos colocamos diante de Deus, devemos estar sem máscaras, pois Ele conhece o nosso íntimo e perscruta os nossos mais recônditos pensamentos. Não como um juiz impiedoso, mas como um Pai amoroso que quer sempre o melhor para seus filhos.
Confessemos os nossos pecados diante Dele, reconheçamos os nossos fracassos todas as vezes que somos vencidos pela tentação da ganância, da soberba e da ira. Peçamos perdão por todas as vezes que colocamos as coisas materiais em primeiro lugar, tomando o lugar de Deus em nosso coração.
Reconheçamos o quanto somos pequenos, falhos e infiéis ao seu amor.
Quando soubermos reconhecer as nossas próprias derrotas com equilíbrio e sem fingimentos, ouviremos ecoar em nosso coração a voz de Deus: "Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente." (2Cor 12,9)
Abraços
Apolonio
«»
‘Basta-te a minha graça!’
Pois, é na nossa reconhecida fraqueza que se demonstra a força incomensurável de Deus Pai misericordioso compassivo e justo!
Mas... só depois de muitos e inumeráveis treinos... começaremos a despir-nos das nossas máscaras... junto de Deus!
E a pedir-Lhe que nos mostre mais máscaras para retirar!
E a conseguir aceitar que os homens e mulheres que connosco se vão cruzando no decorrer dos dias consigam levantar um pouquinho o véu da nossa existência e apontar-nos algumas máscaras mais visíveis a olho nú!
Muito interessante! A vida é interessante mesmo! E quanto mais vivida, melhor!!! É quando conseguimos olhar-nos ao espelho e ver as máscaras, e  retirar as máscaras para as poder apreciar melhor... até deitá-las no caixote do lixo... receosos de algum dia ainda vir, sem o querer, novamente, a retirá-las de lá... para... oportunamente... as voltar a devolver ao cesto!
Máscaras... para quê?
Para brincarmos com elas até as deixar no lixo de vez, não sabemos bem quando, mas quando o Senhor nos ajudar, pois sem Ele... nada conseguiremos fazer!
Que sempre seja louvado!
HN

Sem comentários: