domingo, 15 de julho de 2018

MENSAGEM DE BENÇÃO


Na forma como vou apresentar este tema talvez me pensem louca... mas não!
A mensagem deste Domingo 15º do Tempo Comum B, nas suas quatro leituras com Salmo incluído, claro está, é uma enorme bênção para a humanidade inteira!
Deus/Jesus fala para os Profetas e Apóstolos e destes para as pessoas do seu tempo, palavras que vêm direitinhas até nós, pois enviam-nos a nós homens e mulheres, ao encontro da Humanidade, para que seja cada vez mais Humana e feliz!
Jesus não enviou um Apóstolo sozinho, mas de dois a dois, isto é, em comunidade, em grupo!
E isto porque ninguém cresce sozinho, ou caminhamos e crescemos em grupo, ou ficamos estagnados dentro de nós mesmos agarrados ao nosso orgulho.
Quem se convence que anda muito bem porque tem a sua fé, engana-se. A Fé recebe-se como dádiva e partilha-se nas vivências com os irmãos e irmãs que connosco se vão cruzando no decorrer dos dias.
 A Fé, o acreditar, não é próprio do homem, a Fé transcende a Humanidade, é apanágio de Deus, que é Deus único, mas num grupo de três Pessoas distintas, a Trindade; Pai, Filho e Espírito Santo! Se assim é com Deus, muito mais o terá de ser connosco!
Somos seres sociais por excelência, sozinhos nunca valeremos nada, quando acompanhados seremos tudo!
Sabemos que nunca andamos sozinhos, pois Deus/Jesus/Espírito Santo não nos desamparam. Temos sempre connosco a companhia de Deus... de que Jesus um dia disse: “Quando dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles.
Então... quando estivermos dois... seremos três porque Deus esta no meio de nós!
O que nos diz Evangelizo sobre as leituras de hoje: (Amós 7, 12-15; Salmo 84(85) 9-14; Ef 1, 3-14; Mc 6, 7-13), meditação retirada de São Cirilo de Alexandria, anos 380-441:
«»
Nosso Senhor Jesus Cristo constituiu-os guias e mestres do mundo e «dispensadores dos seus divinos mistérios» (1Cor 4,11) e mandou-lhes que brilhassem como lâmpadas acesas e iluminassem não só o país dos judeus [...], mas tudo o que está debaixo do sol, todos os habitantes da Terra (Mt 5,14). [...]
Com efeito, querendo enviar os seus discípulos como o Pai O tinha enviado a Ele, era necessário que, para poderem imitá-l'O na perfeição, eles compreendessem bem o mandato do Pai ao Filho. Por isso, explicou-lhes de muitas maneiras os objetivos da sua missão. Certa vez, disse-lhes: «Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento, mas os pecadores» (Lc 5,32); e ainda: « Desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d'Aquele que Me enviou» (Jo 6,38); e doutra vez: «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele» (Jo 3,17).
Definida assim em poucas palavras a missão dos Apóstolos, explicou-lhes que os enviava como Ele fora enviado pelo Pai, para que soubessem que era seu dever chamar os pecadores à conversão; sarar os enfermos, tanto do corpo como do espírito; nunca procurar a própria vontade, mas a d'Aquele por quem tinham sido enviados; e salvar o mundo com a sua doutrina.
«»
Esta meditação completa a ideia da bênção que nos vem das Leituras Bíblicas deste dia!
Numa das homilias que tive oportunidade de escutar, o sacerdote disse que os cristãos para o mundo devem ser assim como uma Equipa de Futebol, um grupo de pessoas conhecedoras necessitadas e ansiosas de aprofundar e vivenciar a Mensagem de Jesus Cristo nas atitudes de todos os momentos, tal como a Equipa de futebol, cada qual com seus próprios conhecimentos fraquezas e dons e no ambiente circundante em que lhe é dado viver!
A nós, Leigos  que nos pensamos responsáveis, cumpre-nos cristianizar, inundar de Evangelho os nossos ambientes, mais com gestos do que com palavras... mas com tudo o que tivermos ao nosso alcance junto de quem nos estiver mais próximo!
Que o Senhor nos ajude!
Boa semana!
HN

Sem comentários: