segunda-feira, 9 de julho de 2018

O LADO BOM DOS INSUCESSOS


Muitas vezes pensamos que somos positivos... mas só pensamos pois na realidade não somos nada positivos!
Porque, ser positivo... exige muita aprendizagem, muito treino, muita aflição, muitos insucessos, muita luta, muita determinação e coragem!
Para mim... foi preciso tudo isto e muito mais!
Talvez, quem sabe, eu seja diferente das demais pessoas!
Todas as vezes que me acontecia algo menos razoável... lá vinha um montão de queixumes... um ‘só a mim é que acontece’... ‘é sempre assim’... ‘nada me dá certo’... ‘porque ‘e que isto tinha de acontecer’... enfim, um sem número de queixinhas e azedumes de que já fui conseguindo escapar... graças a Deus!
Para começar... a todas as minhas rabugices... comecei a chamar de faltas de paciência.
Depois... claro... vinha ‘o Senhor me dê paciência...’ dito vezes sem conta!
Mas não ficou por aí! Quando me convenci de que esses acontecimentos indesejados e por demais aborrecidos eram para treinar a paciência... comecei com uma frase que não me pode esquecer: ‘Senhor, não me dês mais paciência!’ Que era o mesmo que dizer: ‘Senhor, não deixes que me aconteçam mais estas coisas!’
E... enquanto tudo isto... o que eu queria mesmo era ir treinando aceitar os acontecimentos com calma e resignação, sem berrar nem reclamar!...
Custou... mas com avanços e recuos... consegui compreender que essas coisas são o normal de todas as vidas... coisas que temos de aceitar cada vez com mais calma e resignação!
Dali... como a aprendizagem não pode acabar...tinha chegado o momento de ir prestando a maior atenção a tudo... com carinho e vontade de tirar um bom proveito de todas as situações, fossem elas boas ou menos boas!
E aos poucos... fui melhorando a postura face às desventuras e disparates... sentindo a paciência a fluir... e não tardou nada a tirar os mais apetecidos proveitos de todas as situações e a agradecer ao Senhor todas essas dádivas tão importantes para começar a sentir cada vez mais gosto em caminhar de mão dada com Ele.
«»

"DESCOBRIR UM MÍNIMO DE POSITIVO EM CADA INSUCESSO"
Cada insucesso é um aprendizado. Isso já é uma coisa positiva que podemos descobrir. Não é um modo de dizer, é uma realidade. Aprendemos, e muito, com os fracassos.
Imagine se um atleta desistisse de sua carreira depois de uma derrota em uma competição. Ao contrário, ele treina com mais afinco e se prepara melhor para a próxima competição. Aquilo que poderia ser motivo de desistência passa a ser a motivação para ir em frente e melhorar cada vez mais.
A melhor postura depois de um insucesso é aceitar o fato, reconhecer e assumir as próprias falhas e recomeçar.
Outro ponto positivo é descobrir que necessitamos da ajuda de alguém para sermos melhores e mais fortes. Juntos chegamos mais longe.
O positivo mínimo em um insucesso é pensar: Eu tentei. E posso tentar novamente. 
Não amei? Ou amei muito pouco? Posso recomeçar a amar.
Abraços
Apolonio
«»
Foi este texto maravilhoso que me trouxe à memória e me deu vontade de partilhar toda a minha caminhada até à aceitação resignada e paciente de todos os acontecimentos e à enorme aprendizagem e bem-estar interior que este comportamento me tem dado e há de continuar a dar!
É de todo indescritível!
Que muitas vezes há revoltas, claro que há! Mas o interessante é que, em vez de serem discutidas com as pessoas que as provocam, normalmente, são intimamente oradas e faladas com Jesus sempre disposto a nos escutar compreender acarinhar ajudar e esclarecer e levar sempre mais além com o Seu Espírito Santo!
Louvada sejas Trindade Santíssima!
E que nunca me desampares, a mim nem a ninguém, pois cada vez necessito mais de Ti para poder fazer qualquer coisinha de bom.
E quando Te peço algo para mim... no meu coração tenho todas as pessoas que de Ti necessitam, de longe ou de perto, conhecidas e amigas ou não tanto assim!
Protege toda a gente Senhor, se mais não puder ser, como me tens protegido a mim!
HN

Sem comentários: