quinta-feira, 5 de julho de 2018

PALAVRAS ENCANTADORAS!


Palavras encantadoras?!...  Palavras revolucionárias por demais!  Deixam-nos... com os pés na terra, claro... mas a voar lá pelas alturas... não se sabe bem por onde!
Quanto mais procuro... mais encontro... e mais vontade tenho de procurar.
Isto de tentar abarcar as belezas que Deus faz com que as criaturas, sem perderem a paz, se tornem inquietas e imparáveis!
Sempre achei extraordinária a oração do Pai-nosso! Mas... sinceramente... depois da leitura calma e meditativa deste texto... nem sei o que pensar:
«»
«Pai nosso, que estais nos Céus»: como é bom, meus filhos, ter um Pai nos Céus! - «Venha a nós o vosso reino»: se eu fizer com que Deus reine no meu coração, Ele fará com que eu reine com Ele na sua glória. - «Seja feita a vossa vontade»: nada há tão bom nem tão perfeito como fazer a vontade de Deus. Para fazer bem as coisas, temos de as fazer como Deus quer, em plena conformidade com os seus desígnios. - «O pão nosso de cada dia nos dai hoje»: temos duas partes, a alma e o corpo. Pedimos a Deus que alimente o nosso pobre corpo, e Ele responde-nos fazendo com que a terra produza o necessário à nossa subsistência. Mas pedimos-Lhe [também] que alimente a nossa alma, que é a parte mais bela, e a terra não tem capacidade para saciar a nossa alma, pois esta tem fome de Deus e só Deus pode enchê-la. Por isso, Deus não hesitou em vir a este mundo e em tomar um corpo, a fim de que este corpo se tornasse alimento das nossas almas. Quando o sacerdote apresenta a hóstia e vo-la mostra, a vossa alma pode dizer: Eis o meu alimento! Ó meus filhos, grande é a nossa felicidade! Só seremos capazes de a compreender quando chegarmos ao Céu!

(De São João-Maria Vianney (1786-1859) presbítero, o Santo Cura de Ars)
«»
Pois... de facto, ao pedir o pão nosso, assim, de imediato, e sem um encontro bem profundo com Jesus Cristo  ou com Deus, pois Jesus Cristo é o caminho de Deus para nós, é o pão da vida física que estamos a pedir, é esse pão que nos aflora ao pensamento.
Mas quando começamos a sentir Jesus Cristo em nós... o pedido muda de imediato para abarcar as duas fomes, a do corpo, e a do espírito alma ou fome interior, o que queiramos dizer. E então o Pão dos Anjos transformado em Pão dos homens, o Jesus Eucaristia, é o que melhor nos sacia interiormente.
Não se vê, mas sente-se de uma forma que não há palavras para a exprimir.
A isto chama-se fé! Acreditar no que os nossos olhos não são capazes de ver nem as mãos de palpar!
Este pequeno texto... tocou-me por demais o coração!
E fez-me pensar que são tantas coisas belas, maravilhosas, tocantes, extraordinárias, que só compreenderemos mesmo quando chegarmos ao céu!...
Às vezes... não sei se ter pena de quem morre se.... imaginem o resto!
Saudade... sim! Mas pena... como ter pena... se um Pai maravilhoso as espera de braços abertos para as fazer eternamente felizes?!...
Devemos rezar incessantemente por todas as pessoas, sim, para que todas queiram, de facto, ser recebidas nos braços amorosos de Deus, o que pressupõe que tentem viver a todo o custo o verdadeiro Amor como Jesus nos disse e ensinou!
Que o Espírito Santo nos fortaleça e ajude!
HN

Sem comentários: