quarta-feira, 11 de julho de 2018

SABER... OUVIR!...


Costuma dizer-se que ‘quem ouve... não é surdo!’
Realmente, este, é um facto indiscutível!
Mas... se ouvir toda a gente ouve, saber ouvir, pode parecer fácil, e não o é! Não é mesmo!
Saber ouvir como convém necessita de muito treino e de uma grande preparação!
Muitas vezes, mesmo na vida diária, muitos desentendimentos acontecem por não se ouvir dando uma interpretação correta às  palavras que se escutam.
O tom de voz e a forma como se fala, como se comunica, também têm uma importância muito grande para se prestar a devida atenção à comunicação a receber.
E, se para levarmos uma vida calma e saudável como a todos convém, temos de ter cuidado com o que ouvimos no decorrer de todos os segundos dos dias, há momentos e situações específicas em que se tem de ter um cuidado muito maior!
Há encontros palestras ou mesmo conversas correntes em que necessitamos ouvir, compreender, partilhar vida, aprender... e se não conseguirmos ter a capacidade de interpretar convenientemente o que ouvimos acabamos por distorcer tudo e criar um sem número de problemas difíceis de resolver e algumas vezes sem resolução à vista.
Quando não se compreende o que se ouve, o melhor mesmo é calar até haver oportunidade de uma conversa mais íntima em que se consiga chegar a uma conclusão de entendimento, paz e tranquilidade!
Sem sombra de dúvida, para tudo precisamos de preparação adequada, de aprendizagem precisa, de interiorização e vivências...
«»
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre S. mateus
Porque foi que Jesus não chamou Mateus ao mesmo tempo que Pedro, João e os outros? Tal como veio à Terra apenas quando sentiu que os homens estavam dispostos a obedecer-Lhe, também só chamou Mateus quando soube que ele O seguiria; pela mesma razão, só agarrou Paulo após a ressurreição (At 9). Porque, sondando os corações, penetrando no mais íntimo da alma de cada um, Ele sabia bem em que momento cada um estava disposto a segui-l'O. Se Mateus não foi chamado logo no princípio, foi porque ainda tinha o coração demasiado duro; mas, depois de Jesus ter feito numerosos milagres, e a sua fama ter crescido, já ele estava disposto a escutar o Mestre, e Jesus sabia-o.
Convém ainda admirar a virtude deste apóstolo, que não esconde a sua vida passada. [...] Desempenhava um ofício vergonhoso e os lucros que dele tirava não tinham desculpa. Apesar disso tudo, Jesus chamou-o. Não Se envergonhou de chamar um publicano, tal como não corou por falar a uma prostituta e permitiu mesmo que ela Lhe beijasse os pés e os regasse com as suas lágrimas (Lc 7,36s). Porque, se Ele veio, não foi apenas para tratar dos corpos, mas para curar as almas. Era o que acabava de fazer com o paralítico; depois de ter mostrado claramente que tem poder de perdoar os pecados, vai ter com Mateus, para que as pessoas não fiquem espantadas por O verem escolher um publicano para seu discípulo.
«»
Mais uma vez... temos de prestar muita atenção à forma como Jesus viveu e se comunicou com as pessoas com quem se cruzava no decorrer dos dias terrenos.
A forma como escolheu e como preparou os Apóstolos para os poder chamar a Si, ao Seu trabalho, às Suas orientações, a seguir o Seu modo de ser e de viver!
O crescimento de cada pessoa é especial, não há duas maneiras de ser que sejam iguais, e porque não temos conhecimento exato de ninguém, muitas vezes nem de nós mesmos, temos de aprender a ouvir e interpretar sem responder de imediato seja ao que for, é uma maneira muito especial de evitar confusões e chatices.
Muitas vezes, a mesma forma de ver uma situação é apresentada com palavras diferentes que temos de aprender a compreender e interpretar para podermos aceitar e discutir as opiniões de toda a gente e tirar boas ilações de tudo quanto se ouvir e disser!
Que é difícil... claro que é! Mas com Deus... todos seremos capazes!
Quando falamos em Deus... estamos a falar do Verdadeiro Amor que nos deve orientar todas as atitudes!
Que sempre seja louvado!
HN

Sem comentários: