domingo, 2 de setembro de 2018

HIPOCRISIAS... NÃO!...


 
As Leituras Bíblicas de hoje, 22ºDomingo Comum B, ensinam-nos a levar uma vida de verdadeira Fé em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Mas... que será, realmente, uma vida de verdadeira Fé em Jesus Cristo?
Com toda a certeza que não é o parecer... mas o ser! Ou seja: não é realizar práticas cristãs, mas viver segundo Jesus Cristo, a Sua Palavra e  Sua Vida.
Ter Fé não
E cumprir preceitos, é viver realidades com Amor, ou seja, com Deus, porque Deus Amor!
Cumprir preceitos, é dar nas vistas, á parecer ligado a Jesus Cristo o que pode ser um tipo de vida farisaica que Jesus tanto criticou,
A Verdadeira Fé vem de dentro para fora, comanda a nosso ‘ser’ o que somos e fazemos.
O bem e o mal coabitam connosco, e vencerá sempre aquele a quem prestarmos mais cuidados e atenções.
Não podemos culpar ninguém das nossas fraquezas e debilidades, das nossas faltas de sensatez e prudência, de doação e trabalho... porque os únicos culpados somos nós, que não sabemos nem temos força suficiente para dar prioridade às nossas boas ações, ao bem que vem de dentro de nós e por ali se fica e vive muitas vezes sem que ninguém se aperceba, só Deus e nós!
«»
São Maximiliano Kolbe (1894-1941)
franciscano, mártir
Escritos espirituais inéditos
A vida interior é primordial. A vida ativa é uma consequência da vida interior, e só tem valor se dela depender. Queremos fazer tudo o melhor possível, com perfeição. Mas, se o que fazemos não estiver ligado à vida interior, de nada serve. O valor da nossa vida e da nossa atividade releva por completo da vida interior, da vida de amor a Deus e à Virgem Maria, a Imaculada; não de teorias e doçuras, mas da prática de um amor que consiste na união da nossa vontade com a vontade da Imaculada.
Antes de tudo e sobretudo, devemos aprofundar esta vida interior. Tratando-se de uma vida espiritual, é necessário acionar os meios sobrenaturais. A oração, a oração e apenas a oração é necessária para manter e fazer desabrochar a vida interior; o recolhimento interior é imprescindível.
Não nos preocupemos com coisas desnecessárias, antes procuremos, em paz e com suavidade, manter o recolhimento de espírito e estar preparados para receber a graça de Deus. É isso que o silêncio nos ajuda a conseguir.
«»
Silêncio! O valor incomensurável do silêncio, que toca o mais profundo de nós e nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro de quem necessita, a começar por nós.
Se Palavra do Deus vivo... é viver segundo Jesus Cristo, a Palavra de Deus encarnada, caminho que nos chega por meio da vida e escritos de tantos santos e santas de Deus.
Mais um pouquinho de interiorização dedicado a cada pessoa, a cada alma! Vejamos:
«»
São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968)
capuchinho
Carta 3, 698
Diante das tentações, sê forte e combate com a ajuda do Senhor. Se caíres no pecado, não permaneças nele, desanimada e abatida. Humilha-te, mas sem perder a coragem; abaixa-te, mas sem te degradares; verte lágrimas sinceras de contrição para lavares as tuas imperfeições e as tuas faltas, mas sem perderes a confiança na misericórdia de Deus, que será sempre maior que a tua ingratidão. Faz o propósito de te corrigires, mas sem presumires de ti própria, pois só em Deus deves colocar a tua força. Enfim, reconhece sinceramente que, se Deus não fosse a tua couraça e o teu escudo, a tua imprudência te teria levado a cometer toda a espécie de pecados.
Não te espantes com as tuas fraquezas. Aceita-te tal como és; cora com as tuas infidelidades para com Deus, mas confia n'Ele e abandona-te tranquilamente a
Ele, como uma criança nos braços da mãe.
«»
São estas meditações... e outras que nos vão chegando... que nos vão modificando os jeitos de ser e de viver para nos tornar, bem devagarinho, os comportamentos cada vez mais parecidos com os de Jesus... de modo a sermos... cada vez mais e melhor... os seus apóstolos como Ele sempre deseja.
A tarde cai, suavemente! E o declínio do dia, chegará o silêncio da noite para os levar a preparar para um outro dia, que esperamos melhor do que este.
Boa semana, abandonando a hipocrisia e com maior sinceridade bem ao jeito de Jesus!
Hipocrisias... não!
HN

Sem comentários: