sábado, 15 de setembro de 2018

HOJE, NOSSA SENHORA DAS DORES!


Quinze de Setembro! Memória obrigatória de Nossa Senhora das Dores!
Lembrar as Dores da Mãe Maria faz-nos muito bem. Principalmente quando nos vemos entre doenças ou outras aflições desmedidas onde a Esperança em Deus e na ciência dos homens que Deus habita é o que nos vai segurando de pé, ou levantando-nos das inúmeras tropeçadas, pensando ir ultrapassando um dia de cada vez!
Queixumes... para quê?
Fé... e Esperança... porque Deus é Amor e espalha Amor no coração dos Homens que amam! Os homens e mulheres amam, ainda que seus corações estejam cheios de pensamentos e desejos ruins... ao ponto de chegarem a fazer maldades e grandes horrores a outros homens e mulheres!
A nós... cabe-nos... se mais não for possível... rezar por eles e por elas... para que consigam descobrir o verdadeiro Amor que é Deus muito escondido lá bem no mais profundo dos seus corações!
Disso... não tenho dúvidas!
Deus é Pai Amoroso Misericordioso e Bom, e a Sua Justiça chama-se... chama-se não, é... Perdão, Misericórdia, Amor!
Deus pode condenar atitudes... mas nunca condenará quem as comete, porque, conhecendo o mais íntimo dos corações, compreende as causas das atitudes erradas e espera o momento certo da pessoa compreender o seu erro e se arrepender de o ter cometido!
Se nós, pobres pecadores frágeis e inseguros, com Deus na nossa pobreza já conseguimos compreender e perdoar... quanto mais Deus o fará, pois é dÈle que nos vem toda a força.
E... há coisas que não podemos esquecer... mas lembrar em todos os segundos dos dias:
«»
Santo Alberto Magno (c. 1200-1280) dominicano
«De natura boni, Florete flores»
Há no Céu dois pivôs em torno dos quais todo o Céu gira; são os dois polos. Um deles é o Salvador, que fica situado no meio-dia porque está cheio de luz e nele não há trevas, e o outro é o seio onde Ele encarnou.
O Céu gira em torno destes polos, com o socorro da intercessão da Mãe e o socorro do Redentor na cruz. Com efeito, por intercessão de Maria e pelo sangue e o corpo do Redentor, o Senhor exerce a sua justiça sobre os povos.
O eixo da misericórdia, que sustenta o mundo, gira em volta destes dois pivôs ou polos, porque através da Mãe temos acesso ao Filho, e através do Filho temos acesso ao Pai; assim conduzidos, não receamos que nos seja recusada a reconciliação.
Estas duas estrelas, estes dois pivôs do mundo, são imóveis; em volta deles, como em volta de dois pontos fixos necessários, gira toda a circunferência do Céu.
«»
Em volta destes dois polos, Jesus e Sua Mãe, ‘gira toda a circunferência do céu.’ Circunferência! Que não tem pontas por onde se possa sair! Ou seja: Filho Jesus e Mãe Maria, tudo farão pela felicidade de todos os homens e mulheres, ainda os mais rebeldes, fracos e maus aos nossos olhos humanos.
Jesus, o Bom Pastor, deixa as 99 ovelhas sós para correr atrás de uma que se tresmalhou ou perdeu! Se assim não fosse... ou tivesse sido... onde estaríamos nós?
Todos somos humanos... e com defeitos, muitos defeitos, muitas asneiras que só os humanos sabem e são capazes de fazer!
Continuemos a olhar bem para nós, pois se não conhecermos os nossos defeitos nunca os poderemos corrigir. E pelos nossos irmãos mais infelizes pelos erros cometidos, rezemos, rezemos muitos que Deus é Pai Misericordioso e Justo! E temos a interceção dos dois maravilhosos polos, Jesus e Maria, que tudo fazem pela felicidade/salvação de toda a gente, até à mais asquerosa aos nossos olhares vazios de amor!
Nossa Senhora das Dores, Rogai por nós!
HN

Sem comentários: