domingo, 9 de setembro de 2018

NADA TE TURBE!...


Tem situações na vida da gente que o melhor que temos mesmo a fazer é recordar os grandes Santos e tentar imitar as suas reconhecidas reações.

Hoje... Santa Teresa de Jesus! ‘Nada te turbe, nada te espante, quem a Deus tem nada lhe falta... nada te turbe, nada te espante, só Deus basta!’
Letra e musica muito reconhecidas nos cânticos de Taizé e que nos trazem imensa paz.
De facto, ainda que o Sol pareça sumir, o mar não produzir peixinhos, a terra ameace tremer, o nome e vida de Deus no coração apaziguam tudo. Ou não fossemos criados por Ele e para Ele, Amor infinito que nos ama por demais e quer para nós o melhor apesar das nossas fraquezas e debilidades.
E o curioso é que juízes advogados magistérios públicos e polícias das mais variadas espécies passam a vida a procurar os castigos a aplicar aos que vão errando, às vezes por demais, nos escabrosos caminhos da vida... enquanto Deus... o Pai... que tudo conhece e reconhece compreende e ama e puxa a todos para o bem ou felicidade, usa para  com todos a Justiça da Misericórdia e do Perdão. E então, cura... e ordena: ‘Vai... e não tornes a pecar (errar).’
Jesus sempre aparece com carinho, compreensão perdão, misericórdia!
Nós bem dizemos que O seguimos... mas somos muto diferentes nas nossas atitudes de todos os momentos. Que tenha misericórdia de nós e nos ajude a seguir cada vez mais e melhor os Seus caminhos.
«»
"DEIXAR QUE A VOZ DA CONSCIÊNCIA NOS GUIE"
Se quisermos acertar sempre, deveremos deixar que a voz da consciência nos guie.
Ela confirma nossas boas ações e recrimina nossos erros. Ajuda-nos a ir para frente, assim como nos ajuda também a voltar atrás e recomeçar.
Para escutá-la com clareza é necessário que estejamos no amor, que estejamos dispostos a ouvi-la realmente.
Sentimentos como ódio, rancor, inveja, podem abafar a sua voz. A falta de paz é o sinal de que não a estamos escutando.
A voz da consciência é guia, conselheira, luz no caminho. É a semente da voz de Deus em nosso íntimo.
Quem se deixa guiar por ela caminha seguro, vive em paz e sem temor.
Queremos ter a sabedoria de Deus? Comecemos por escutar a nossa consciência.
Abraços
Apolonio
«»
Diz-nos o texto que para termos a sabedoria de Deus devemos começar por escutar a voz da consciência... porque Deus é-nos mais íntimo do que nós o somos a nós mesmos... está na nossa consciência, que ninguém mais vê ou sente. Sem nos obrigar a nada, vai-nos tocando bem fundo a consciência para que fique cada vez melhor formada, ou seja, para que fique cada vez mais de acordo com o que é da vontade de Deus.
E o interessante é que tem situações em que a voz de Deus é clara para nós, chama-nos como um pai a um filho, encaminha-nos quando necessitamos e andamos meio perdidos nas inseguranças dos dias.
Talvez estas minhas palavras levem alguém a que me chamem de louca... mas não faz mal. Tentem ter Deus por confidente e companheiro de todos os momentos... e depois me direis alguma coisa..
Que sempre seja louvado!
Bom final de Domingo, boa noite, e muito boa semana!

HN

Sem comentários: