sábado, 1 de setembro de 2018

PALAVRAS... MUITO... SÁBIAS...

Quando não conseguimos perceber de imediato o que lemos ou ouvimos... temos necessidade de ficar a pensar... a remoer... a mastigar... a insistir na busca da compreensão.
Estou a referir-me diretamente ao Evangelho de São João 6,60-69, em que as palavras de Jesus acerca da Eucaristia, o Seu Corpo presente no Pão e Vinho para alimento da Humanidade, escandalizaram de tal modo os ouvintes que O levaram a questionar os Apóstolos se também eles queriam ir embora. Só Tu tens Palavras de Vida Eterna, respondeu Pedro. E todos ficaram com Jesus. Claro que estas palavras foram... e são difíceis de compreender, pois só mesmo com a graça de Fé e da ajuda do Espírito  Santo, aos pouquinhos, nos será possível entender... vivenciar... testemunhar!
«»
São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968)
capuchinho
Carta 3, 980; GF, 196s
Sê paciente e persevera na prática da meditação. A princípio, contenta-te com avançar em pequenos passos. Mais tarde, terás pernas que te pedirão que corras, ou melhor, asas para voar.
Contenta-te com obedecer. Nunca é fácil, mas foi a Deus que escolhemos como nosso quinhão. Aceita não seres mais do que uma abelhinha no cortiço; cedo ela se tornará uma dessas grandes obreiras hábeis na fabricação do mel. Permanece sempre humilde diante de Deus e diante dos homens, no amor. Então o Senhor falar-te-á em verdade e enriquecer-te-á com os seus dons.
Acontece às abelhas atravessarem grandes distâncias nos prados antes de chegarem às flores que escolheram; em seguida, fatigadas mas satisfeitas e carregadas de pólen, regressam à colmeia para aí realizarem a transformação silenciosa, mas fecunda, do néctar das flores em néctar da vida. Faz tu também assim: depois de teres escutado a Palavra, medita-a atentamente, examina os seus diferentes elementos, procura a sua significação profunda. Então, ela tornar-se-á clara e luminosa; ela terá o poder de transformar as tuas inclinações naturais em pura elevação do espírito; e o teu coração estará sempre mais intimamente unido ao coração de Cristo.
«»
Este texto mostra claramente a nossa caminhada com Deus e para Deus.
Primeiro... titubeante! Depois... aos pouquinhos... mais apressada... cada vez mais apressada!
Desistir da Palavra de Deus, tantas vezes incompreensível... nunca!
A Palavra de Deus é Vida, e só se consegue assimilar compreender e vivenciar, na vida!
Na vida de todos os dias, onde nos encoraja e refaz os momentos menos bons... que são tantos... e por vezes tão difíceis de suportar!
Bom final de sábado, boa noite e bom domingo!
HN

Sem comentários: