segunda-feira, 3 de setembro de 2018

SÓ O AMOR CONDUZ À VIDA VERDADEIRA!


Vida... verdadeira!
Respirar, comer, beber, falar, sorrir, chorar, caminhar, dormir... tudo é vida! Tudo faz parte da vida! Mas, sinceramente, não é o melhor da vida, é o caminho por onde devemos andar neste mundo lindo onde fomos colocados... mas o melhor da vida... é invisível aos olhos do corpo... sensível apenas aos olhares discretos do coração, donde partem todas as nossas atitudes, boas ou nem tanto assim.
Somos um todo, único e irrepetível, com defeitos e qualidades, que no caso das qualidades vamos descobrindo e aperfeiçoando, e os defeitos evitando-os a todo o custo. 
A esta forma de proceder chama-se educar-nos a nós mesmos!
 Sim... porque, se do coração para fora sai o mal e o bem, para que o mal seja banido temos que nos voltar para o bem.
O coração também se educa! E isto... é educar o coração! É levar o coração à prática sistemática de boas ações. A isto chama-se... aprender a amar, ao jeito de Jesus, como exorta Santo Agostinho!
«»
«Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade. Por isto conheceremos que somos da verdade e, na sua presença, sentir-se-á tranquilo o nosso coração» (1Jo 3,18-19). Que quer dizer «na sua presença»? Quer dizer onde Deus vê. Por isso, o próprio Senhor diz no evangelho: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu» (Mt 6,1). [...] Eis-te diante de Deus. Interroga o teu coração; vê o que fizeste e o que desejavas ao fazê-lo: a tua salvação ou uma vã glória humana? Olha para dentro, pois o homem não pode julgar aquilo que não pode ver. Se apaziguamos o nosso coração, façamo-lo diante de Deus.
«Pois se o nosso coração nos condena», isto é, se ele nos acusa interiormente, porque não agimos com a intenção que devíamos ter tido, «Deus é maior que o nosso coração e tudo conhece» (v. 20). Escondes aos homens o fundo do teu coração: esconde-o a Deus, se puderes! Mas como escondê-lo d'Ele, d'Ele a quem um pecador, cheio de temor ou de arrependimento, dizia: «Onde poderei ocultar-me do teu espírito? Para onde poderei fugir da tua presença?» Com efeito, onde é que Deus não está? «Se subir aos céus, Tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, ali Te encontras» (Sl 138,7-8). Para onde ir? Para onde fugir? Queres um conselho? Se queres fugir, foge na sua direção. Foge para Ele, confessando-te a Ele e não escondendo-te d'Ele; com efeito, não te podes esconder d'Ele, mas podes confessar-Lhe as tuas faltas. Diz-Lhe: «Tu és o meu refúgio» (Sl 31,7); e alimenta em ti o amor, que é a única coisa que conduz à vida.
«»
‘Alimenta em ti o Amor’, diz Santo Agostinho!
Alimenta em ti o Amor é o mesmo que dizer alimenta em ti Deus, vive de Deus e para Deus, porque é de Deus/Amor que nos chega o Amor e a sincera vontade de Amar!
Quem não ama, permanece na morte! Mas quem ama, ainda que com o corpo morto, viverá para sempre!
A Fé nesta verdadeira vida de que Jesus nos fala dá-nos ânimo em muitas aflições e contrariedades, pois ajuda-nos a ver além da morte, os nossos familiares e amigos, felizes, na verdadeira vida, junto de Deus, à espera que lá cheguemos também.
Imaginação... me direis! Mas é esta imaginação que me põe de pé e me ajuda a ajudar-me a mim mesma e a quem comigo convive!
Que Deus seja louvado!
HN


Sem comentários: