domingo, 12 de março de 2017

MAIS UM DOMINGO!

Sim! Mais um Domingo!
O segundo de mais um tempo Quaresmal que nos é dado viver, um tempo que se quer de harmonia e paz, de encontro, partilha e amor, de crescimento interior que nos levará a ter melhores comportamentos junto de todas as pessoas que nos rodeiam.
Recordo tempos idos em que a Quaresma era tempo de caras tristes e rostos fechados, da não música e não risada… e muitas coisas mais!
O meu crescimento como pessoa, aos poucos, foi-me mostrando que nenhuma destas proibições nos faz crescer, muito pelo contrário, faz-nos, sim, mais amargos e impossíveis de aturar, a nós mesmos e pelos demais.
Para que tudo possa correr bem temos, sim, de colocar o AMOR em primeiro lugar nas nossas vivências de todos os momentos.
A esta parte penso ter encontrado, num pensamento do Apolonio, uma boa forma de agir: 
“Não é fácil amar de modo puro, como Deus nos ama, como Jesus nos amou. Muitas vezes custa o sangue da alma e exige sempre a morte do nosso 'eu'.
De fato, o símbolo do amor extremo é Jesus crucificado. Ele usou palavras fortes dirigidas aos seus discípulos. Ele se dirige também a nós hoje: "Quem quiser me seguir,  renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."(Mt 16,24)
Renunciar a si mesmo significa escolher o amor ao irmão como regra de vida, e isto implica um caminho árduo de renúncia ao egoísmo.
A perseverança no amor custa,  mas é a única estrada que leva à paz, à harmonia e à felicidade. É uma porta estreita, mas é a única que nos faz entrar no paraíso que está dentro de nós mesmos.”

Belíssimo e deveras verdadeiro este pensamento!
“Amar ao jeito de Jesus exige sempre a morte do nosso eu.”
Exige, sim! Mas torna-nos interiormente muito felizes… e também agradáveis a quem connosco convive.
A continuação de uma Santa Quaresma, bem repleta de AMOR!

HN

Sem comentários: