quinta-feira, 8 de junho de 2017

O DONO DA VINHA!

Tantas vezes ouvimos este termo… ‘O dono da vinha’ e que a vinha do Senhor somos todos nós! Este texto, encheu-me o coração.
Dada a importância que lhe dei, guardei-o para mim, mas decidi partilhar.
É de Santa Catarina de Sena:
«»
O dono da vinha
[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe]: «Toda a criatura dotada de razão possui em si uma vinha, que é a vinha da alma. A vontade, pelo livre arbítrio, é o obreiro dessa vinha durante o tempo da vida; passado esse tempo, já ela não pode ali fazer mais nenhum trabalho, bom ou mau, mas durante a vida pode cultivar a sua vinha, para a qual Eu a enviei. Esse obreiro da alma recebeu de Mim uma força tal, que não há demónio ou criatura alguma que lha possa tirar, se a estes se opuser. Foi no batismo que recebeu essa força e ao mesmo tempo o gládio do amor pela virtude e do ódio ao pecado. Foi por esse amor e esse ódio, pelo amor por vós e pelo ódio ao pecado, que morreu o meu Filho unigénito, por vós derramando todo o seu sangue. E é este amor pela virtude e este ódio ao pecado, que encontrais no santo batismo, que vos dá vida pela força do seu sangue [...].
«Arrancai pois os espinhos dos pecados mortais e plantai as virtudes [...], praticai a contrição, tende desgosto pelo pecado e amor à virtude; recebereis então os frutos do sangue do meu Filho. Não podereis recebê-los se não vos dispuserdes a tornar-vos bons ramos, unidos ao tronco da videira, o meu Filho, que disse: "Eu sou a videira verdadeira, o meu pai é o agricultor, e vós, os ramos" (Jo 15,1.5).
«Esta é a verdade. Sou Eu o verdadeiro agricultor, pois toda a coisa que possui ser veio e vem de Mim. O meu poder é insondável e pelo meu poder e a minha força governo todo o universo, pois nada é feito nem ordenado sem ser por Mim. Sim, sou o agricultor; fui Eu quem plantou a verdadeira videira, o meu Filho unigénito, na terra da vossa humanidade, para que vós, que sois ramos, unidos a esta videira, deis fruto».
«»
Nunca li nenhum texto assim.
Que faço parte da vinha do Senhor, é um facto por mim conhecido faz muito tempo; mas eu própria ser ‘uma vinha’, não, nunca tinha lido ou ouvido semelhante coisa.
Sinceramente, não sei que fazer. Acho que é muita responsabilidade para mim e para cada um ou uma de nós!
Depois de muito meditar até já vou compreendo. Os cachos da vinha que eu sou podem nascer dos rebentos que eu própria tenho, ou seja, das boas qualidades que possuo, que poderão ser os ramos de onde surgirá a realização de boas acções.
As minhas más acções poderão ser os ramos secos que só servem para queimar.
Sinceramente… ainda não consegui arranjar forma de tratar muito bem desta vinha.
O Espírito Santo me continuará a ajudar!
Que nos conceda a todos e todas sermos, todos e cada um, uma boa vinha do Senhor, cheia de Graça e de Verdade!

HN

Sem comentários: