sábado, 10 de junho de 2017

SANTÍSSIMA TRINDADE

Pai, Filho e Espírito Santo. Finalmente, depois de todas as vivências do Advento e Natal e da Quaresma e Páscoa, e antes da celebração do Santíssimo Corpo de Cristo, é-nos posto diante dos olhos o Sagrado Mistério da Santíssima Trindade que nos foi apresentado por Jesus.
Santo Atanásio diz:
«»
Cristo é a imagem de Deus invisível; nele temos a redenção e a remissão dos pecados (Col 1,14.15)
Dado que os homens se tornaram insensatos e que o engano dos demónios lançou sobre eles uma sombra que escondeu o conhecimento do verdadeiro Deus, o que haveria Deus de fazer? Calar-Se perante uma situação destas? Aceitar que os homens se extraviassem e não O conhecessem? [...] Deus não podia permitir que as suas criaturas se extraviassem para longe dele e fossem sujeitas ao nada, sobretudo se este extravio se tornasse para eles causa de ruína e perdição, quando os seres que participaram na imagem de Deus (Gn 1,26) não devem perecer. Que é pois necessário que Deus faça? Que fazer, senão renovar neles a sua imagem, a fim de que os homens possam de novo conhecê-lo?
Mas como fazer isto, a não ser pela presença da imagem do próprio Deus (Col 1,15), o nosso Salvador Jesus Cristo? Tal não é realizável pelos homens, porque eles não são a imagem, mas criados segundo a imagem; também não é realizável pelos anjos, porque nem eles são imagens. Foi por isso que o Verbo de Deus, Ele que é a imagem do Pai, veio até nós, a fim de estar em condições de restaurar a imagem no fundo do ser dos homens. Por outro lado, tal não poderia produzir-se se a morte e a degradação que a segue não fossem destruídas. Foi por isso que Ele tomou um corpo mortal, a fim de poder destruir a morte e restaurar os homens, feitos à imagem de Deus. Assim, pois, a imagem do Pai, o seu santíssimo Filho, veio até nós para renovar o homem feito à sua semelhança e para vir ao encontro dele, que estava perdido, oferecendo-lhe a remissão dos seus pecados, como Ele próprio disse: «Eu vim procurar e salvar o que estava perdido» (Lc 19,10).
«»
E foi Jesus, que nos manifestou a  Trindade: ‘Vim do Pai, Sou Filho igual ao Pai, e vou enviar-vos o Espírito Santo para que compreendais e recordeis tudo quanto vos disse e façais tudo quanto é necessário!’
E agora… enquanto o coração pula… a cabeça não sabe bem o que pensar e dos dedos não saem palavras!
Que Deus/Trindade seja louvado!

HN

Sem comentários: