quinta-feira, 1 de junho de 2017

SUBIDA… OU DESCIDA

Falar de subida ou descida, a esta parte, acaba por ser quase o mesmo, ou seja, acaba numa junção entre Deus e o Homem e entre o Homem e Deus, nunca por mérito do Homem mas por obra e graça do Espírito Santo de Deus!
Diz-nos o Beato Jonh Henry Newman, fundador do Oratório em Inglaterra:
«»
«A vossa vida está escondida com Cristo em Deus» (Col 3,3)
Cristo, que prometera tornar todos os seus discípulos um só em Deus com Ele, que prometera que estaríamos em Deus e Deus em nós, realizou essa promessa; de um modo misterioso, Ele realizou esta grande obra, este privilégio espantoso. E tê-lo-á feito subindo para o Pai: a sua ascensão corporal foi a sua descida espiritual, a sua assunção da nossa natureza até Deus foi ao mesmo tempo a descida de Deus até nós. Podemos dizer que verdadeiramente, embora em sentido escondido, Ele nos transportou até Deus e trouxe Deus até nós, segundo o ponto de vista que adoptarmos. 
Assim pois, quando S. Paulo diz: «a vossa vida está escondida com Cristo em Deus» (Col 3,3), podemos perceber que quer dizer-nos que o princípio da nossa existência já não é uma origem mortal e terrena, tal como a de Adão depois da queda, mas que nós somos batizados e escondidos de novo na glória de Deus, nessa luz pura da sua presença que tínhamos perdido a seguir à queda de Adão. Somos verdadeiramente recriados, transformados, espiritualizados, glorificados na natureza divina. Por Cristo recebemos, como por um canal, a verdadeira presença de Deus, dentro e fora de nós; somos impregnados de santidade e de imortalidade. 
E é esta a nossa justificação: a nossa subida por Cristo até Deus ou a descida de Deus por Cristo até nós, podemos dizer de uma maneira ou da outra. [...] Nós estamos nele, e Ele está em nós; Cristo é «o único mediador» (1Tim 2,5), «o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14,6), que une a Terra ao Céu. E é esta a nossa verdadeira justificação – não apenas o perdão ou o favor, não apenas uma santificação interior, [...] mas a morada em nós de nosso Senhor glorificado. Tal é o grande dom de Deus.
«»
A vida e morte de Jesus deu uma enorme grandeza à Humanidade!
Grandeza difícil de compreender e de aceitar, que terá de ser compreendida e aceite aos pouquinhos conforme o desenvolvimento da fé de cada um!
Que o Espírito Santo nos ajude a aceitarmos uns aos outros tal qual somos, pois é disso que necessitamos para nos podermos sentir minimamente realizados e felizes.

HN

Sem comentários: