sábado, 30 de setembro de 2017

APRENDER A DIALOGAR

Quando falamos em diálogo, normalmente, pensamos o entendimento!
Claro que o diálogo leva ao entendimento… e a muito mais do que entendimento!
O diálogo leva ao crescimento mútuo!
Quando formos dialogar com alguém temos de, prioritariamente, pensar em escutar com a maior atenção para poder interiorizar o melhor ou pior de cada pessoa, não para criticar, mas para que consigamos um entendimento mútuo a partir do melhor de cada um!
São as diferenças que causam os conflitos, mas se aproveitarmos as diferenças para aprendermos o que mais nos convém, o diálogo será um ponto de partida para o enriquecimento e aprendizagem mútua que acabará com o enriquecimento de todos e de cada um.
O mundo seria bem melhor se soubéssemos dialogar! Se em vez de fazermos do diálogo um debate de ideias para tentar ser o maior ou melhor, aproveitássemos para nós mesmos as melhores ideias das pessoas com quem dialogamos.
Assim, o diálogo seria, não um demonstrar o que de nós é bom para parecermos mais importantes que os demais, mas uma construção de conhecimentos que enriqueceria a todos, e o mundo seria muito mais unido porque a variedade de ideias seria transformada em riqueza comum, pois as diferenças uniriam em vez de separar!
O outro nunca conseguirá exprimir-se se no nosso coração não houver tempo para o escutar e espaço para acolher as suas ideias, no nosso metro quadrado, em qualquer parte onde nos encontremos.
Que consigamos compreender a importância do diálogo, para que possamos aprender a dar-lhe toda a prioridade em todas as circunstâncias da nossa vida.
O nosso coração tem de ter espaço para atender, ouvir e assimilar as ideias do outro(a)… para que possamos ser, na realidade, verdadeiros construtores da paz.
Um bom final de semana de Eleições Autárquicas, favorecendo o diálogo para construir a Paz que o mundo tanto necessita!
HN

Sem comentários: