terça-feira, 19 de junho de 2012

Árvores… e frutos!



Hoje, de caminho para a igreja da minha terra, olhei mais profundamente para um castanheiro.
Então, pensei de mim para mim:
- Videira ou castanheiro… ou outra árvore qualquer… suga com a raiz o alimento da terra… e a seiva sobe-lhe pelo tronco para alimentar as folhas… as flores… os frutos!...
No momento certo tem que ser podada e tratada!...
Para evitar os malefícios dos bichinhos e parasitas tem que ser banhada por um tratamento eficaz de modo a que os frutos sejam realmente fortes, sãos e saborosos!...
O agricultor tem que ser muito cuidadoso com ela! E saber esperar que cresça… floresça… que surjam os frutos… e que amadureçam… para depois poder colhê-los.
Todo o tratamento da árvore tem por fim a recolha de frutos!
Mas… há árvores que secam sem chegar a dar frutos: umas secam logo que nascem porque não conseguem resistir ao nascimento; outras porque não conseguem resistir às ervas ruins que as amordaçam;  outras porque a falta de água lhe seca a seiva;  outras porque a força do vento lhe quebrou o caule… mas, ainda assim, há bastantes árvores que dão fruto… umas mais, outras em menos quantidade!
Os homens e mulheres, no mundo, são assim como árvores, das quais as boas ações podem ser consideradas os frutos! Que tipo de árvore serei eu?
Resisti ao nascimento físico e espiritual… não morri pelas maldades dos homens e mulheres que me rodeiam nem pelos meus maus intentos… tenho carinho familiar e social que dão de beber à minha sede corporal e espiritual… tenho a graça da oração para me livrar de sofrer o golpe dos ventos agrestes das injustiças e desamores!
Felicidade! Sinto-me entre as árvores que têm todas as possibilidades de dar pelo menos alguns frutos!
Que a vontade de crescer para o bem não me falte, que o mundo continue a acompanhar-me serenamente e, acima de tudo, que Deus esteja com todos nós!

Sem comentários: