quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A VERDADEIRA HUMILDADE



A verdadeira humildade não é parecermos humildes aos olhos dos outros, é sentir-nos pequeninos, pois a verdadeira humildade é sobretudo sentida e vivida no coração, e só quando exteriorizada a partir daí, tem o verdadeiro valor. 
Ser humilde é estar consciente da própria pequenez, mas confiante na presença de Deus que, se fizermos o que estiver ao nosso alcance, fará tudo quanto seja necessário e nós não possamos fazer!
Ser humilde é desconfiar de nós próprios, não pôr os nossos interesses à frente dos interesses dos outros, é compreender que temos qualidades mas os outros também as têm, é julgarmo-nos inferiores ao próximo, ter paciência para suportar as misérias dos outros e mais paciência ainda para aprendermos a suportar as nossas próprias misérias. 
As nossas infidelidades são de todos os momentos de todos os dias, e é assim que temos de compreender-nos a nós mesmos, conscientes de que somos seres sociais e de que tudo quanto fizermos de bom ou de mau vai influenciar quem connosco convive.
Façamos todo o esforço por praticar actos de humildade, para que o Senhor nos estenda a mão e atraia cada vez mais para Si, porque neste mundo ninguém merece nada, é o Senhor que nos concede tudo, por pura benevolência e  na Sua infinita bondade que tudo nos perdoa.

Sem comentários: