segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

NUNCA É DEMAIS FALAR DE MISERICÓRDIA

Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia – diz-nos, algures, Jesus.
E… o que é ser misericordioso?
Sim! Porque têm-se rompido os dedos de escrever sobre misericórdia e com toda a certeza que ainda não sabemos bem o que é, ou melhor dito, não sabemos como a pôr em prática, como ser, de facto, misericordiosos.
Misericórdia e Amor são atitudes de mãos dadas e tão entrelaçadas entre si que desligadas não conseguem sobreviver; se há Misericórdia… é porque se vive em Amor; e se há Amor, impreterivelmente, tem que haver Misericórdia, a misericórdia é como que uma consequência do Amor.
Eu… e o outro ou outra… têm que estar fundidos no meu coração, de tal modo, que os problemas dos outros me preocupem com se fossem meus.
Parece descabido, mas não é!
Tentar estar ao lado de quem nos rodeia, tem que fazer parte da nossa maneira de ser e de viver.
Vamos tentar inteirar-nos destas realidades nas palavras do Apolonio:
«»
"ASSUMIR COMO PRÓPRIAS AS NECESSIDADES DO OUTRO"
Quando existe o amor recíproco, assumo, como meu, tudo aquilo que diz respeito ao outro. As suas alegrias e dores, as suas conquistas e fracassos, as suas dúvidas e angústias, assim como o seu sucesso.
A comunhão é a marca daqueles que se amam. Ela transborda e vai muito além do círculo familiar e das amizades. Chega também ao sofredor anônimo, ao indigente marginalizado e ao desconhecido que carece de ajuda.
Assumir as necessidades do irmão nos ajuda a evoluir individualmente e coletivamente, pois o amor é a característica do povo de Deus e da mais alta civilização.
Creio em uma nova humanidade que se difunde sem fazer alarde, mas que está renovando todo o tecido social. Nós somos parte dela.
"COLOCAR OS NOSSOS TALENTOS A SERVIÇO DOS OUTROS"
Tudo o que podemos fazer pelos outros são talentos que nos foram confiados por Deus. Nós temos o dever de colocá-los em comum para o bem de todos.
Isso vai desde a competência profissional aos dotes artísticos; desde os dons espirituais à herança cultural; desde o serviço humanitário aos bens materiais. São muitos os talentos que podemos fazer frutificar para o bem dos outros.
O talento colocado em comum se multiplica, o que fica escondido ou é usado de forma egoísta em favor de si mesmo tende a morrer e desaparece. Jesus afirmou claramente: "Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem, será tirado até o que tem." (Mt 13,12)
«»
Amar… não é uma situação… é um estado de vida.
Ou amo… e faço tudo o que posso por quem me rodeia… ou não amo e existo só para mim, egoística, e amarguradamente, porque não fui criada para mim mas, misericordiosamente, para os outros… uma boa receita para a preparação deste Natal.
A continuação de boa semana.

HN

Sem comentários: