terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CONVERTE-TE!...

 


A época de Advento é um período de conversão! 

Todas as Leituras Bíblicas, de uma ou outra forma, nos chamam à conversão! 

E queridas amizades, por mais que possamos fazer, teremos sempre muito a converter, muito a mudar, muito a melhorar, muito a escutar no mais íntimo do coração a vontade do Senhor que nunca nos abandona e quer mesmo que arrumemos a nossa casa interior que é a nossa consciência, alma, coração!

E as personagens que nos vão sendo apresentadas são maravilhosas nesse maravilhoso e pertinente sentido!

Não consigo guardar para mim o texto que acompanhava o Evangelho do dia, pois   diz tanto… tanto… quem dera que toda a gente o pudesse ler, compreender, viver!

 “”São Pedro Crisólogo (c. 406-450)

bispo de Ravena, doutor da Igreja

Sermão 167; CCL 248, 1025, PL 52, 636

«João Batista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele»

João Batista ensinava com palavras e com obras. Mestre verdadeiro, mostrava com o seu exemplo aquilo que afirmava com a sua palavra. O saber faz o mestre, mas é a conduta que confere autoridade. [...] Ensinar com obras é a regra daquele que pretende instruir: a instrução com palavras é sabedoria; mas, quando passa pelas obras, é virtude. Por conseguinte, a sabedoria é autêntica quando está unida à virtude: só então é divina e não humana. [...]

«Naqueles dias, apareceu João Batista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: "Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu"» (Mt 3,1-2). «Convertei-vos»; também podia dizer: rejubilai, porque as realidades humanas dão lugar às realidades divinas, as terrenas às celestiais, as temporais às eternas, o mal ao bem, a incerteza à segurança, a tristeza à felicidade, as realidades perecíveis às que permanecerão para sempre. O Reino dos Céus está muito próximo: convertei-vos! Que a tua conduta de convertido seja evidente. Tu, que preferiste o humano ao divino, que quiseste ser escravo do mundo em vez de vencedor do mundo com o Senhor do mundo, converte-te. Tu, que fugiste da liberdade que as virtudes conferem porque quiseste sofrer o jugo do pecado, converte-te. Converte-te verdadeiramente, tu que, por medo de possuir a Vida, te entregaste à morte.””

Entregar-se à morte, ao estado de pecado, de atitudes contrárias à vontade do Senhor! Que o Espírito Santo nos oriente como fez a São João da Cruz que hoje se celebra!

Quem dera que toda a gente conseguisse compreender e sentir o inefável Amor de Jesus, pois haveria muito mais compreensão e atenção entre toda a gente e a Humanidade seria muito mais feliz. 

A verdadeira Felicidade, sem Deus, não existe, não pode existir! 

Que Deus nos ajude e o Seu Espirito Santo nos dê a verdadeira Sabedoria e Força para fazermos sempre o que devemos, amém!

Hermínia Nadais


Sem comentários: