quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

«AOS POBRES É ANUNCIADO O EVANGELHO»

 


Realmente… é aos pobres que o Evangelho é anunciado. Aos pobres… de espírito… humildes, simples, aconchegantes, amorosos!...

Há muitos ricos recheados de bens materiais que são pobres de espírito, pois não se ligam a essas riquezas, mas à humildade, à ajuda mútua, ao amor ao irmão; e há materialmente pobres, que são demasiados ricos, pois pensam tanto nos bens materiais que não têm tempo para pensar em mais nada nem em mais ninguém!

E quando conseguem alguma coisa ficam orgulhosos e tão importantes que não ligam a mais ninguém!

O tempo urge! É Advento! Espera do Senhor nascer no nosso coração! Achei este texto importante e decidi colocar aqui!

 

“”São Gregório de Agrigento (c. 559-c. 594)

bispo

Comentário sobre o Eclesiastes, 10, 2 (tradução do breviário, rev.)

«Aos pobres é anunciado o Evangelho»

Por meio da imagem da luz solar que vemos com os olhos corporais, [foi anunciado] aquele Sol espiritual de justiça que foi verdadeiramente doce para os que tiveram a felicidade de ser instruídos por Ele e de O ver com os próprios olhos enquanto vivia e andava no meio dos homens como qualquer outro homem, embora não fosse um homem como os outros. Era verdadeiramente Deus e, por isso, fez com que os cegos vissem, os coxos andassem e os surdos ouvissem, curou os leprosos e, com uma simples ordem, restituiu os mortos à vida.

Também agora é verdadeiramente dulcíssimo voltarmos para Ele os olhos espirituais, para contemplarmos e considerarmos interiormente a sua pura e divina formosura e, mediante esta participação e comunhão, sermos iluminados e enriquecidos na sua beleza, saborearmos a doçura espiritual, revestirmo-nos de santidade, adquirirmos a sabedoria e saciarmo-nos plenamente da sua alegria divina todos os dias da vida presente. [...] Porque naquele Sol de justiça está a fonte de toda a alegria para os que O contemplam; a estes se referia o profeta David ao dizer: «Os justos alegram-se e rejubilam na presença de Deus, exultando de alegria!» E ainda: «Exultai, ó justos, no Senhor, louvai-O, retos de coração» (Sl 67,4; 33,1).””

Para louvar a Deus temos de ser humildes, desprendidos dos bens terrenos, viver com o necessário e pensar em quem tem menos ou mesmo muito pouco para viver, e partilhar com eles… não só do que cresce, mas mesmo do que nos é preciso para alguma coisa.

Caminhemos com os irmãos unidos no Senhor, até que Ele nos venha buscar deste mundo lindo onde nos colocou!

 Boa noite!

Hermínia Nadais

Sem comentários: