terça-feira, 28 de julho de 2009

AMOR… és tu que obrigas?

Não sei se é o AMOR que nos obriga… ou se nos obrigamos a nós mesmo pelo AMOR!...
Para hoje temos o Evangelho segundo S. Mateus 13,36-43, e quedei-me nele:

“Afastando-se, então, das multidões, Jesus foi para casa. E os seus discípulos, aproximando-se dele, disseram-lhe: «Explica-nos a parábola do joio no campo.» Ele, respondendo, disse-lhes: «Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que a semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos. Assim, pois, como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará os seus anjos, que hão-de tirar do seu Reino todos os escandalosos e todos quantos praticam a iniquidade, e lançá-los na fornalha ardente; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o Sol, no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, oiça!»”

Eu não sei se tenho ouvidos para ouvir… estou à escuta… tento estar à escuta todos os momentos da minha vida.
Afinal, que interessa dizermo-nos cristãos… se não tentamos imitar Cristo???...
Todavia, imitar Cristo… é demais para qualquer ser humano… é demais e deveras difícil para qualquer cristão… que como ser humano que é mesmo sendo cristão continua frágil e inseguro.
Cristo, AQUELE que normalmente é representado com um rosto carinhoso e frágil, cheio de meiguice e ternura… acho que mostra apenas uma das faces do verdadeiro rosto de Cristo!... ELE bem que pode ter sido, fisicamente, assim… na parte visível DELE, mas no mais importante do SER, o invisível aos olhos humanos… era de uma fortaleza a toda a prova… ELE estava constantemente atento ao PAI e a todos nós… e não hesitou um momento sequer em fazer a vontade do PAI e em conceder-nos o dom da Sua Graça, a Salvação!
Mais do que nunca, numa sociedade cada vez mais globalizada, o mundo precisa dos cristãos. Não de cristãos de nome, mas de cristãos de espírito e acção, de cristãos que sejam realmente verdadeiros imitadores de Cristo, pequenos reflexos da Luz de Cristo para que Cristo seja visto por aqueles que o não conhecem ainda. Visto, não apenas por palavras, mas acima de tudo por atitudes verdadeiramente cristãs, atitudes de solidariedade, compreensão, paciência, amor, doação, entrega, solicitude, abnegação…
Que tipo de pessoa sou eu???... trigo… ou joio…
Que eu saiba extrair cada vez mais de mim o joio da minha vida, para poder ser cada vez mais trigo na vinha do Senhor!

Sem comentários: