sexta-feira, 3 de julho de 2009

“FELIZES OS QUE CRÊEM SEM TEREM VISTO”

Hoje, dia do Apóstolo Tomé, o Evangelho do dia, S. João 20,24-29, é sobejamente conhecido.
Jesus tinha aparecido aos Apóstolos na ausência de Tomé que não acreditou no que os amigos lhe disseram sobre Jesus.
Para acreditar na ressurreição de Jesus ele queria ver as Suas feridas.
Jesus matou-lhe a curiosidade, e aproveitou para falar em todos aqueles e aquelas que iam acreditar sem ver – sem ver as chagas de Jesus.
Esta meditação diz-me muito. O mundo em que vivemos é muito complexo com as mais variadas formas de viver.
Dá-me impressão que Deus é muito importante para todas as pessoas: para uns porque O amam ou querem amor, para outros porque O odeiam... e se o odeiam é porque lhes faz sombra, é importante para eles. Há muitos indiferentes... mas se lhes aparece algum problema procuram-NO de qualquer jeito, à vezes das formas mais aberrantes, mas procuram-no.
Deus é assim como um Sol que existe para todos e cada um tira dele o que pode, precisa ou quer. Isto leva a que exista como que um Deus para cada pessoa, pois cada pessoa vê Deus à sua maneira, mas vê a Deus, e fala de Deus conforme O vê.
Recordando o Apóstolo Tomé, ele não foi em conversas. Quis factos concretos. Quis ver Jesus, as feridas de Jesus.
No meio do ruído e da correria louca deste mundo, temos de falar de Jesus, temos de evangelizar o mundo, mas a nova evangelização de que tanto se vem a falar não tem a ver com conversas, com o diz que diz, tem a ver com factos concretos, tem a ver com a vida dos cristãos, dos que pertencem mais directamente à família de Jesus Cristo, dos que dizem seguir Jesus Cristo mais de perto, dos que ainda vão às igrejas e pertencem a movimentos da Igreja, que não têm que falar de Jesus com palavras, têm, sim, de escutar a Palavra de Jesus, vivê-la profundamente, incarná-la na sua própria vida, e falar de Jesus com os factos concretos da sua vida.
Quando falarmos de Jesus com a vida, seremos realmente bons evangelizadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

helplinedrc analyzing sydneys goyalme cheap educators escape arguedas hardware environment support
semelokertes marchimundui