segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CONSTRUIR PONTES


Construir pontes é aproximar pessoas encurtando distâncias entre elas, que não é tarefa fácil!
Em face de qualquer ato menos refletido temos tendência a guardar o ressentimento que desune e separa levantando muros difíceis de ultrapassar.
O cristão que o é em espírito e verdade, ou que tudo faz para o ser, a exemplo de Jesus Cristo deverá enveredar, com humildade, pelo caminho da aproximação, escuta, esclarecimento, compreensão, entendimento, reconciliação, através do diálogo que é o caminho mais curto para chegar à paz.
Ao “antes quebrar que torcer” a sabedoria cristã responde que é melhor torcer para não quebrar! Assim, face a dificuldades de compreensão e antes que o ódio tome conta das pessoas, urge ir ao encontro do outro de modo a dar e receber explicações e esclarecer a situação com humildade, mansidão, doçura e muita paciência, sem gestos exasperados nem gritos desesperados!...
Sabemos que é difícil dialogar, mas é muito pior deixar crescer o ressentimento que só gera ódio, incompreensão, amargura e infelicidade.
A busca da paz é de cada um de nós, que tem de procurar viver, antes de mais, em paz consigo mesmo, para assim poder desejar a paz e procurar viver em paz com toda a gente.
Que o Senhor Jesus nos ajude a derrubar todos os muros das incompreensões e desacertos e a tudo fazer para construir pontes de entendimento e paz.

Sem comentários: