quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

MAS... ONDE ESTARÃO OS PERSEGUIDOS?


Como somos universalistas, e ainda bem, preocupamo-nos com as pessoas que de algum modo são perseguidas, pela sua raça, credo ou cor!
Claro que não podemos ficar indiferentes, são irmãos nossos que sofrem, o que, de modo algum, podemos permitir. E como nada mais podemos fazer, rezamos por eles, ou melhor dito, dizemos a Jesus/Deus que estamos com Ele na luta pela liberdade dessas pessoas que, por Ele e com Ele, amamos.
Mas... bem vistas as coisas... melhor pensadas e sentidas... onde estarão os perseguidos? Quem, realmente, será perseguido?
Todos nós, invariavelmente! Quando algo nos incita a sermos o que não devemos no nosso viver de cada momento.
Pode ser... é... uma perseguição invisível a quem quer eu seja... mas sensível à pessoa que luta pela dignidade em si e nos demais, e sente, no mais profundo do seu íntimo, que algo a desvia do caminho que, decididamente, quer seguir.
É então que surge o ‘Senhor, dá-me força... não me deixes cair!’
E se acaba por haver queda surge o ‘Senhor, desculpa, não sei como fiz isto, ajuda-me a superar as minhas fraquezas!’
Isto são perseguições que todos temos, sem dúvida! São perseguições para as quais devemos estar preparados, preparadas, porque, muitas vezes, partem de nós mesmos, do ‘ser humano’ que somos e como tal desejamos que tudo seja fácil... mesmo sabendo que não é... que para sermos o que devemos temos de lutar contra as nossas fragilidades... a que muitas vezes chamamos de demónio!
O maior demónio para nós... somos nós!
Esquisito... pois é! Andei muito tempo para descobrir isto, agora, que o descobri, afirmo-o, e partilho, pode ser que ajude alguém a fugir de si mesma para poder ser a pessoa que Deus sonhou e sonha para si própria.
Meus Deus! Pareço doida!  
Talvez... por Ti!...
«»
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
18.ª Catequese aos Iluminandos, 23-25
A Igreja é chamada católica ou universal porque está espalhada por todo o mundo, de uma à outra extremidade da Terra, e porque ensina, universalmente e sem erro, toda a doutrina que os homens devem conhecer, sobre as coisas visíveis e invisíveis, celestes e terrenas. É chamada católica também porque conduz ao verdadeiro culto toda a classe de homens, autoridades e súbditos, doutos e incultos. É católica finalmente porque cura e sara todo o género de pecados, tanto os da alma como os do corpo, e possui todo o género de virtudes, qualquer que seja o seu nome, em obras e palavras, e os mais diversos dons espirituais.
Com toda a propriedade é chamada Igreja, quer dizer, assembleia convocada, porque convoca e reúne a todos na unidade, tal como o Senhor determina no Levítico: «Convoca toda a assembleia para a entrada da tenda da reunião» (8,3) [...]. E no Deuteronómio diz Deus a Moisés: «Convoca o povo para junto de Mim, a fim de ouvirem as minhas palavras» (4,10). [...] Também o salmista proclama: «Eu Te darei graças na solene assembleia, e Te louvarei no meio da multidão» (Sl 35,18) [...].
Mas foi a partir das nações gentias que o Salvador instituiu uma segunda assembleia, a nossa Santa Igreja dos cristãos, acerca da qual disse a Pedro: «Sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do abismo nada poderão contra ela» (Mt 16,18). [...] E quando a primeira assembleia, fundada na Judeia, foi destruída, multiplicaram-se por toda a Terra as Igrejas de Cristo. Delas falam os salmos, que dizem: «Aleluia! Cantai ao Senhor um cântico novo, louvai-O na assembleia dos fiéis!» (149,1). [...] E é a respeito desta nova Igreja Santa e Católica que Paulo escreve a Timóteo: «Quero que saibas como deves proceder na casa de Deus, esta Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade» (1Tm 3,15).
«»
A Igreja do Deus vivo não é de pedra, é de carne humana. Todos juntos, com Jesus Cristo, somos a Sua Igreja, um Corpo Místico, mas um Corpo, invisível mas sensível e real.
Vou acabar com as minhas loucuras de hoje!
Bom dia!
HN

Sem comentários: