domingo, 3 de fevereiro de 2019

O MÉDICO POR EXCELÊNCIA


Gostei tanto do que li que não consegui calar-me, apressei-me a partilhar.
O texto chegou-me através de “Evangelizo” e é da autoria de Santo Agostinho:
«»
Veio até nós um médico para nos restituir a saúde: Nosso Senhor, Jesus Cristo. Vendo a cegueira do nosso coração, prometeu-nos a luz que «os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu» (1Cor 2,9).
A humildade de Jesus Cristo é o remédio para o nosso orgulho. Não duvides nunca de quem te traz a cura e sê humilde, tu por quem Deus Se fez humilde. Com efeito, Ele bem sabia que o remédio da humildade seria a tua cura, porque conhece muito bem a enfermidade e sabe como se cura. Uma vez que não podias ser tu a visitar o Médico, foi o Médico que veio visitar-te. [...] Veio ver-te e veio em teu socorro porque sabe muito bem de que necessitas.
Deus veio na sua humildade para que o homem O pudesse imitar, pois se tivesse permanecido inacessível, como poderíamos nós imitá-l'O? E, sem O imitar, como poderíamos ser curados? Veio na humildade porque sabia muito bem qual o remédio que devia receitar: um pouco amargo, por certo, mas salutar. E tu? Continuas a duvidar d'Ele, de quem te oferece a sua taça, e murmuras: «Mas que Deus é este, Senhor? Nasceu, sofreu, foi coberto de escarros, coroado de espinhos, cravado numa cruz!» Miserável alma, que vês a humildade do Médico mas não o cancro do teu orgulho! E é por isso que a humildade não te agrada. [...]
Por vezes acontece aos doentes mentais baterem nos médicos; neste caso, porém, o Médico, que é misericordioso, não só não fica indignado com quem Lhe bate, como ainda cuida de o tratar. [...] O nosso Médico não teme ser atacado por pacientes dementes. Ele fez da sua morte o remédio para eles. Com efeito, Ele morreu e ressuscitou.
«»
Humildade... é o contrário de orgulho, arrogância... é contra o eu sou... eu sei... eu quero... frente a quem nos rodeia!
Eu sou o maior... eu sei tudo... o que eu quero tem que ser feito porque EU sou... o maior, mais esperto, mais inteligente, mais... mais... mais...
Claro que eu tenho que ser mais! O querer ser mais só é mau quando nos colocamos acima de algo ou alguém.
Se eu, para mim mesmo, quero ser o mais pequeno, porque tenho diante de mim as qualidades de quem me rodeia; quero ser o que quer aprender mais porque sabe muito mas compreende que o muito que sabe não é nada em relação com o que há para aprender; se eu quero ser uma pessoa mais digna e dignificante porque reconheço os seus erros e limitações... posso ser mais, tenho mesmo que ser mais!
O Médico Divino, Jesus Cristo, era o mais, o maior em tudo, e aceitou ser o mais pequeno para nos tornar maiores!
As Leituras Bíblicas de hoje são de encantar, e esta meditação enche-nos o coração!
Senhor! Que a humildade seja o nosso querer constante na busca do verdadeiro Amor, que és Tu, para a vida de toda a gente que amas e desejas muito feliz, junto de Ti!
Quando alguém morre, choremos de saudade, mas alegremo-nos porque o Céu vai-se enchendo, assim, de amigos nossos, que ficarão à nossa espera e a pedir a Deus por nós!
Não é isto a Comunicação dos Santos de que a Tua Palavra, Tu, nos falas, Senhor?
Que sempre sejas louvado!
Para toda a gente, um bom final de domingo e uma boa semana!
HN

Sem comentários: