sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

CADA PESSOA É UMA PESSOA!

 


CADA PESSOA É UMA PESSOA!

O Evangelho de hoje conta-nos a história de torre de Babel e da confusão das línguas, modos de falar, de se exprimir das pessoas que se dispersaram por toda a parte.

Claro que Deus quer unidade e Paz, não teve nada a ver com essa história da torre e da cidade.

Assim como agora também não tem nada a ver com a incompreensão dos povos entre si.

É que, para os homens e mulheres se entenderem bem não é necessário que falem a mesma língua, o mesmo idioma, mas que os seus corações estejam conectados com o coração de Deus que é somente compreensão, aceitação, misericórdia, entrega, amor.

Temos de aprender a ler grande parte das Leituras Bíblicas à luz da salvação que o Senhor nos oferece. Deus não provoca sofrimentos que nascem dos acontecimentos normais da vida, não é Deus que os provoca.

Viver segundo o projeto de Deus não é ser importante em si mesmo, mas ver a Natureza e a Humanidade como trabalho para aconchegar ao modo  que engloba a pessoa toda e todas as pessoas, que não podem ser separadas em tribos ou grupos, mas a serem vistas unidas em comunidade.

Uma vida humana tem um enormíssimo valor. Vale a vida de Deus, senão Jesus não tinha morrido para nos salvar. Jesus morreu por dada um ou uma de nós.

Resgatou-nos a cada um de nós na Cruz, o que não podemos desprezar nem desprezar nenhum dos nossos irmãos ou irmãs, independentemente da raças, tribos, cores, ideias ou modos de ser ou de pensar.

O bem, a verdade, a beleza, o amor, são valores universais, referências universais que Deus dá a todos.

Temos de pensar nesta comunhão, entrega, doação, colocando a nossa condição humana e frágil ao serviço do bem comum.

O Divino Espírito Santo, no Pentecostes,  é o encontro de todo o povo, o que nos chama à verdadeira união fraterna, à humildade, a carregar a nossa cruz, às vezes pesada e imposta pelos demais como a que impuseram a Jesus, e que Ele pegou, com liberdade e amor, para remissão dos nossos pecados!

De cada um ou uma de nós, porque, cada pessoa é única e irrepetível, que Ele, Jesus, ama, infinitamente!

Que sempre seja amado e louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: