segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

DIA RECHEADO DE BELEZAS!

 


DIA RECHEADO DE BELEZAS!

Nunca imaginei!

Tudo com a maior simplicidade a acomedimento! Nada de exageros, em nada!

O funeral do irmão de um grande amigo! Momento difícil de ultrapassar, pensava eu! E claro que foi! Ver o meu amigo, com os seus oitenta e oito anos, de olhos molhados não foi fácil!

Mas, poder participar num funeral como nunca vi, foi algo que tocou profundamente no mais íntimo dos íntimos do coração!

Tocou tanto, que não dá para descrever!

A celebração fúnebre tem orações e gestos que eu não compreendia e foram muito bem explicados!

Um Funeral em que o Padre cantou mais de uma vez, e encantou!

A aspersão com a Água-Benta a recordar que aquele corpo foi batizado, é um Membro da Igreja; usar aquele cheiroso fumo do incenso à volta do caixão porque o corpo que ali permanecia, embora sem vida, era Templo do Espírito Santo; a Entoação do Cântico/Oração que eu conheço perfeitamente, mas não com o enorme valor que ali lhe foi dado.

A Celebração da Palavra completa com a distribuição da Sagrada Comunhão! Há tanto tempo que não me acontecia isto num funeral!...

A calma da espera silenciosa para que todas as pessoas pudessem tomar parte nas orações feitas no cemitério antes da chegada à sepultura! A inclinação de cabeça frente àquela urna como se se dentro dela estivesse o próprio Jesus!

E não sei o que aconteceu no jazigo onde foi sepultada, pois não deu para ver, mas demorou muito tempo a pegar na urna para a levar para o local aprazado.   

Depois saiu dali… sorridente e feliz!

Meu Deus!

Rezemos muito pelos Sacerdotes, para que sejam de tal forma que representem mesmo Jesus junto de nós!

Não estou a criticar ninguém, cada qual é como é e atua como o Senhor, o Divino Espírito Santo o inspira, mas que estes procedimentos tocam por demais o coração da vida, não o podemos negar!

Depois… a Eucaristia habitual, à noite, bem recheada de Cânticos, a falar-nos dos Pastorinhos de Fátima, concluiu algo que poderia faltar ao maravilhoso dia que o Senhor me deu!

Que sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: