domingo, 9 de março de 2014

DEIXAI-OS ANDAR



“Deixai-os andar… cada um reza do seu jeito” foram palavras ditas pelo sacerdote com um sorriso encantador no final da Eucaristia de hoje às mães e familiares de bebés que durante todo o tempo andaram de braço em braço até nos baralharem de modo a não conseguirmos saber de verdade quem eram os seus verdadeiros familiares. Estas palavras fazem lembrar o “Deixai vir a mim as criancinhas” que Jesus pronunciou outrora… e fazem lembrar também os carinhos afetuosos do Papa Francisco para com as crianças, doentes, pobres, velhinhos, deficientes!...

Quaresma… é isto mesmo! É sair do mundo do egoísmo e compreender o outro tal qual como ele é com todas as suas capacidades e limitações, é esperar que todas as crianças cresçam… pois crianças somos todos nós!

As crianças “veem-se” brincar, chorar, mexer, vaguear pela igreja enquanto celebramos a Eucaristia!… E nós… sem que ninguém o veja… enquanto estamos quietinhos e demonstrando a maior atenção… por onde andaremos?

Hoje, se não fosse conhecer bastante bem o Evangelho do dia e ter aprofundado a sua meditação na Ultreia de 5ª feira… quando começou a homilia eu não me lembrava minimamente do que ouvi durante o tempo em que a leitura do Evangelho foi feita!

Tanta distração… é impressionante! E isto acontece comigo muitas vezes! Realmente, o “nem tudo o que luz é oiro” é uma enormíssima verdade! E que todos somos pecadores… é outra verdade irrefutável… pois ainda que nos vejam pessoas muito direitinhas cometemos lapsos destes que são inimagináveis e inconcebíveis… mas acontecem com frequência!  

“Deixai-os andar… cada um reza do seu jeito” é o melhor que temos a dizer, não só às crianças, mas a cada um de nós também! E a nossa felicidade é a confiança de que o Senhor nos compreende e aceita tal como somos, com todas estas dificuldades, imperfeições e quase incoerências!

Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: