domingo, 30 de março de 2014

O hipócrita se disfarça de santo - Papa Francisco



Faz tempo que guardo este texto do Papa Francisco para partilhar dele o que entendo mais importante para todos nós!

“A quaresma serve para nos aproximarmos de Deus e mudarmos de vida, sem nos sentirmos melhores que os outros, pois só os hipócritas se maquiam de bons e não entendem que ninguém é justo por si mesmo mas todos têm que ser justificados por Jesus.”

O Senhor "nos quer perto de si" e nos garante que "nos espera para nos perdoar", mas quer "uma aproximação sincera" e nos avisa do perigo da hipocrisia.

Não basta dizer “‘ sou muito católico’, porque o meu tio foi um grande benfeitor, a minha família é esta e eu sou... eu aprendi... eu conheci tal bispo, tal cardeal, tal padre... Eu sou...'”, mas é preciso ser para arrumar a nossa vida segundo a vontade de Jesus procurando trilhar os caminhos que Ele trilhou.

Temos que nos aproximar do Senhor "para não sermos cristãos disfarçados que, por trás das aparências, na realidade, não são cristãos". Para deixar de ser hipócritas e aproximarmo-nos de Deus, diz a Escritura: "Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos o mal das vossas ações, deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem". O sinal de que estamos no bom caminho, no caminho da conversão é “ocuparmo-nos do próximo: do doente, do pobre, de quem tem necessidade, do ignorante, socorrer o oprimido, fazer justiça ao órfão, defender a causa da viúva.” “Os hipócritas não sabem fazer isto porque estão tão cheios de si que estão cegos para olhar para os outros.”

“Quando caminhamos um pouco e nos aproximamos de nosso Senhor, a luz do Senhor faz-nos ver essas coisas e leva-nos a ajudar os nossos irmãos.”

“Este é o sinal da conversão, mas não é toda a conversão, pois a conversão é uma procura constante do encontro” cada vez mais íntimo com Jesus Cristo.

“O sinal de que estamos longe do Senhor é a hipocrisia. O hipócrita não tem necessidade do Senhor, ele pensa que se salva por si mesmo e se disfarça de santo.”

“O sinal de que nos aproximamos de nosso Senhor com a penitência, pedindo perdão, é cuidarmos dos nossos irmãos necessitados.”

“Que nosso Senhor dê luz e valentia para todos nós: luz para conhecermos o que acontece dentro de nós e valentia para nos convertermos, para nos aproximarmos de nosso Senhor.”

Sem comentários: