segunda-feira, 13 de maio de 2019

O BOM PASTOR!


 
Cada vez gosto mais de ouvir falar no Bom Pastor! Na atualidade talvez não seja muito fácil compreender o carinho do Pastor, pois não há rebanhos como havia no tempo de Jesus, em que a pastorícia era a maior ou das maiores atividades da época.
Recordo os meus tempos de criança em que tínhamos algumas ovelhas, e, de fato, era assim mesmo. Pegar nas crias, acariciar os pais, correr atrás delas quando se perdiam, era mesmo uma aflição. E berrar bem alto para que nos reconhecessem a voz e voltassem onde estávamos, era frequente
Daí eu compreender e ficar maravilhada com estes textos deliciosos.
E o sentir-me uma pequenina ovelhinha de Jesus é um mimo inefável que me preenche por demais o coração.
Agora... vou fixar-me no texto que hoje recebi de ‘Evangelizo’:
«»
São Gregório Magno (c. 540-604) papa, doutor da Igreja
Homilias sobre o evangelho, n.º 14 (trad. Breviário)
O Senhor diz: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna». Delas tinha dito um pouco antes: «Se alguém entrar por Mim, será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem» (Jo 19,9). Entrará efetivamente, abrindo-se à fé; sairá passando da fé à visão e à contemplação, e encontrará pasto abundante no banquete eterno.
As suas ovelhas, portanto, encontram pastagens, porque todo aquele que O segue na simplicidade de coração é nutrido com um alimento de eterna frescura. Que são afinal as pastagens destas ovelhas, senão as profundas alegrias de um paraíso sempre verdejante? O alimento dos eleitos é o rosto de Deus, sempre presente. Ao contemplá-lo sem interrupção, a alma sacia-se eternamente com o alimento da vida.
Procuremos pois, irmãos caríssimos, alcançar estas pastagens, onde poderemos alegrar-nos na companhia dos cidadãos do Céu. A alegria festiva dos bem-aventurados nos estimule. Reanimemos o nosso espírito, irmãos; afervore-se a nossa fé nas verdades em que acreditamos; inflame-se a nossa inspiração pelas coisas do Céu. Amar assim já é caminhar. Nenhuma contrariedade nos afaste da alegria desta solenidade interior. Se alguém, com efeito, deseja atingir um lugar determinado, não há obstáculo no caminho que o demova do seu intento. Nenhuma prosperidade sedutora nos iluda. Insensato seria o viajante que, contemplando a beleza da paisagem, se esquecesse de continuar a sua viagem até ao fim.
«»
Para mim, considerava o pasto abundante todas as aprendizagens e vivências tão profundas que nos enchem o coração de uma inefável alegria, mas, Esse Pasto será de todo abundante na eternidade, onde já estás meu querido marido! Deves estar muito feliz, junto do Senhor! Fala-Lhe de nós meu querido, Ele vai gostar.
Há tantos problemas em tantas famílias, e com tantas pessoas que amamos tanto e não sabemos como ajudar.
As cerimónias de Fátima estão a decorrer, lembro os belos dias e noites que ali vivemos tão contentes e felizes! Convidaram-me a ir lá, mas sem ti receei não me sentir bem e ainda dar trabalho aos amigos!
Nesta Semana da Vida que hoje começa, Senhor Jesus, lembra-Te de quem mais necessita, e ajuda-nos a ganhar bons ritmos de vida, para Tua Gloria e alegria dos homens e mulheres que tão docemente criastes, Amém!
Boa noite e uma boa semana!
Hermínia Nadais

Sem comentários: