segunda-feira, 12 de novembro de 2012

São Martinho

Hoje festeja-se o São Martinho, o soldado que usou a espada para partir a capa ao meio e cobrir com uma das metades o pobre seminu. 
A especialidade do dia obriga a pensar um pouco mais em tudo quanto a vida nos poderá pedir a cada momento! 
Na época que atravessamos é imperioso que aprendamos a estar bem atentos aos sinais! 
Os sinais de Deus vêem-se na vida dos homens, porque, quer os homens queiram ou não... Deus e os homens são criador e criatura, intrinsecamente unidos! 
São dois amores que não podemos nunca separar! 
Se os homens sofrem, Deus, que é somente Amor sofre com eles! 
Por isso, temos de os socorrer! 
Socorrer os homens é amar a Deus! 
É preciso aprender a ser soldado!
A palavra soldado é vista sempre ligada às guerras! 
Mas, acima de tudo, tem de ser aplicada a uma infinidade de guerras que se fazem sem armas nem canhões que destruam haveres ou corpos! 
Guerras invisíveis à vista e que rasguem os corações de modo a que fiquem sensíveis aos sofrimentos dos irmãos! 
Guerras sangrentas contra os egoísmos, e que levem os rostos a espalhar sorrisos, as bocas a balbuciar palavras de compreensão e carinho, os ouvidos a escutar atentamente as aflições, os pés a caminhar apressadamente para quem necessita de alguma coisa, as mãos a espalhar o pão necessário aos famintos e a água aos sedentos e a cobrir e aconchegar os corpos enregelados ou descobertos!...
Que bom seria se a palavra soldado se referisse apenas à luta acérrima pela conquista dos corações humanos para que conseguissem enraizar em si mesmos  um amor incondicional a Deus e aos homens, de modo a que, imbuídos loucamente desse amor, passassem eles também a vida a lutar pela conquista da compreensão, harmonia, solidariedade, justiça e paz!
Até quando, Senhor Jesus, teremos de esperar, para que todos os homens e mulheres compreendam que só lutando pelo que Tu lutaste serão realmente felizes?!...   

Sem comentários: