sábado, 23 de janeiro de 2016

CIÚME.. INVEJA… FOFOCAS

O ciúme leva à inveja! E o ciúme e inveja levam às fofocas que são a fonte de inúmeras situações deprimentes e imenso mal-estar. Mal-estar e sofrimento atroz para o invejoso e muitas vezes grandes incómodos para os invejados, que sem culpa alguma, acabam por ser prejudicados das formas mais diversas e atrozes.
Com um pouquinho de tempo, pude ler uma homilia do Papa Francisco em que ele, de uma forma muito convincente, nos mostra claramente o imenso malefício do ciúme e inveja:
‘O ciúme é uma “doença” que volta e leva à inveja.
A inveja é uma coisa feia, é um pecado feio, “e no coração, o ciúme ou a inveja crescem como ervas daninhas: crescem, mas não deixam a erva boa crescer. Tudo o que parece ofuscá-los, lhes faz mal”.
“O coração invejoso leva a matar, à morte.
E a Escritura diz claramente: por inveja do demónio, a morte entrou no mundo”.
A inveja “mata” e “não tolera que o outro tenha algo que eu não possuo. E a pessoa invejosa sofre, porque o coração do invejoso ou do ciumento sofre. É um coração sofredor”. É um sofrimento que deseja a “morte dos outros”.
Muitas vezes nas nossas comunidades – não devemos ir muito longe para ver isso – por ciúme se mata com a língua. “Alguém tem inveja daquele, daquele outro e começam os fuxicos: e os fuxicos matam!”.
“Eu, convido a mim e a todos a entender se em meu/seu coração existe algo de ciumento, de invejoso, que sempre leva à morte e não me/o faz feliz; porque esta doença leva sempre a ver o que o outro tem de bom como se fosse contra você. Isto é um pecado muito feio! É o início de muitas criminalidades”.
Por isso, convido a pedir ao Senhor “que nos dê a graça de não abrir o coração aos ciúmes, de não abrir nosso coração às invejas, porque estas coisas levam à morte”.
Pilatos percebeu que os chefes dos escribas haviam lhe entregado Jesus por inveja.
“Não entreguemos nunca, por inveja, à morte, um irmão, uma irmã da comunidade paroquial, nem um vizinho do bairro. Cada um tem seus pecados, cada um tem suas virtudes… são próprias de cada um. Olhar o bem e não matar, com fofocas, por inveja ou ciúmes”.’
São muito simples e tocantes estas palavras do Santo Padre!
Muitas vezes, sem nos apercebermos, podemos também acabar por sentir inveja de algo ou alguém!
Que estas palavras nos toquem bem fundo o coração, para que consigamos livrar-nos deste imenso mal.
Quando oiço falar de tantos assassínios na imensa maioria das vezes provocados por violência doméstica, tenho imensa pena dos assassinados, mas também dos assassinos, pobres infelizes que se prendem na inveja e ciúme da aparente felicidade dos outros por não conseguirem olhar as suas própria qualidades para se poderem sentir bem como são!
E a Comunicação Social faz tenção de mostrar com certa ênfase todos esses assassínios ou quaisquer acções perversas que se façam pelo País afora… penso que com a intenção de as prevenir.
Será que nunca pensaram… que lembrar o mal… pode levar mais rapidamente à prática do mesmo mal?
Se há tanto bem praticado por esse Portugal  mundo além… porque não se esfalfam por mostrar às populações pelo menos um pouquinho de tanto bem praticado? Seria bem mais admoestador!...
Mas o bem… não faz barulho!...
Que Deus nos valha… e nos livre de invejas… ciúmes… fofocas descabidas!

Olhemos o bem… para que o bem possas crescer!

Sem comentários: