segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

MUDAM-SE OS TEMPOS!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!
Mas neste caso, em que me refiro aos tempos litúrgicos, mudam-se os tempos mas a vontade fica, e cada vez mais forte em amar e servir Jesus Cristo o melhor que soubermos e podermos.
O Tempo de Natal acabou com a Celebração do Baptismo de Jesus, com tudo quanto tem de belo e imaginário, ou melhor dizendo, de catequético!
Se me dissessem há uns anos atrás que a descrição do Baptismo de Jesus é uma catequese eu ficaria escandalizada e chamaria loucura! Hoje… não!
Analisando bem a nossa vida e o quanto Deus/Jesus vai fazendo em nós em cada dia e instante que passa, dá para acreditar muito bem nestas catequeses e noutras que tais que os Apóstolos nos legaram.
Afinal… se Jesus tivesse sido Aquele “Menino” que nos apresentaram quando éramos crianças e até há muito pouco tempo atrás… como poderíamos nós, simples humanos e normais entre os normais… segui-Lo… tentando imitar as Suas atitudes?
Talvez por esta razão tão lógica muita gente não consiga seguir Jesus como devia e a todos convém.
Então… nós… os que temos a graça de poder seguir Jesus mais de perto… chega de pensarmos em presépios com vaquinhas e ovelhinhas neves e figurinhas!
Jesus nasceu como qualquer de nós… Jesus cresceu como qualquer de nós… numa família como grande parte de nós…
Teve que aprender como nós na escola do Seu tempo… teve que estudar as escrituras como nós procuramos aprofundar a Bíblia… e de certeza que brincou… e também teve que trabalhar… mas a grande diferença entre Jesus e nós é que nunca ninguém encontrou n’Ele nada de reprovável, desde os Seus pais que se admiravam da Sua postura, aos Seus familiares que, inconformados com a Sua coragem em denunciar os erros que via e receosos com o que acabou por Lhe acontecer… ser considerado malfeitor e morrer assassinado, Lhe pediram que parasse chegando a apelidá-Lo de louco.
Afinal… não é mesmo de loucos o que chamam a muitos cristãos mais conscientes do seu ‘ser cristãos’ imitadores de Jesus Cristo?
Tenho escutado com muita atenção, via mp3, as pregações do Padre Rui Santiago, que vão ao encontro das que, faz já bastante tempo, são as minhas maiores convicções.
Mudam-se os tempos… pois… e sem sair do essencial que é amar sem peso nem medida… temos que mudar a vontade no sentido de aferir os nossos comportamentos e atitudes de modo a sair de um cristianismo infantil que não nos poderá levar a lado nenhum!
Jesus… não procedeu como procedeu… porque era Deus Homem, mas porque, sendo Homem autêntico, conseguiu mostrar-nos nas Suas palavras e acções a imensa humanidade de Deus!
E aqui entra a enorme grandeza de Maria e de José, Pais exemplares para todos os pais do mundo!
Claro que Deus esteve sempre com a Sagrada Família, mas a Sagrada Família sempre soube que Deus estava com Ela e sempre soube acolher a vontade de Deus a Seu respeito!
Por hoje… me aquieto… no lento mudar dos tempos!…
Que Deus nos ajude!


Sem comentários: