domingo, 3 de janeiro de 2016

SE TU FOSSES UM REI MAGO!

Sim! Se tu fosses... se eu fosse um Rei Mago!
Hoje… é dia da Celebração da Festa da Epifania ou dia de Reis cuja data está fixada no dia seis de Janeiro!
Na Epifania aparecem-nos os Reis Magos a visitar Jesus… os Reis Magos que, na realidade, representam a manifestação da luz de Jesus a toda a humanidade!
É muito bela a explicação catequética deste dia, o que tarde compreendi e penso que ainda não sei muito bem!
A vida de cada pessoa terá de ter a atitude de um Rei Mago, partindo à procura de Jesus, procurando-O avidamente, não pelas estradas e caminhos do mundo, mas atentos aos caminhos traçados pela Palavra de Deus que é o próprio Jesus no Seu Existir.
E procurar Jesus, antes e acima de tudo, nos sinuosos e tortuosos atalhos existentes no nosso próprio ser e modo de viver, pois todas as nossas atitudes saem do mais fundo do nosso coração, o lugar onde podemos encontrar Jesus!
Poderá estar escondido debaixo de camadas de orgulho, prepotência, maledicência, avareza, preguiça, resmunguice… de tantas coisas que O podem esconder… mas Ele está lá! Jesus está bem no fundo do coração, no mais íntimo de todas as pessoas!
E no dia em que, no silêncio mais profundo, longe de distracções e de tudo que nos afaste de nos olharmos a nós mesmos tal como somos, nos for dada a graça de O descobrirmos, ali, bem dentro do nosso coração, com toda a Sua Misericórdia e Compaixão… a alegria será tão grande que nunca mais quereremos que Jesus volte a ficar lá escondido!
A luta terá que ser grande! E não é luta contra ninguém! A luta é connosco mesmos, contra os nossos maus feitios que se irão dominando, um a um, com muitos fracassos e outros tantos sucessos!
Mas nessa luta, nunca estaremos sós! Pois o Jesus que sempre nos habitou, desejado por nós e por nós encontrado, pode então trabalhar-nos tal como Ele deseja e fazer de nós o que nem sequer imaginamos!  
Se, conscientemente, temos Jesus connosco, o longe faz-se perto e o difícil tornar-se-á fácil, porque Ele sempre nos ajuda e nunca nos desampara.
Quando oiço falar na ‘obrigação’ da Missa/Páscoa Dominical, tenho imensa pena das pessoas que vão à Missa por obrigação, e muito mais pena ainda das pessoas que não conseguem ir à Missa por falta de interesse… pois o ir à missa Dominical é muito pouco, penso eu! Como poderia descobrir o que descubro, aprender o que aprendo ou viver o que digo… se não fosse a frequência à Eucaristia, onde o Jesus vivo de coração a bater espera por mim para se me entregar na Comunhão Sacramental? Sinceramente… eu não sei!
Aflige-me por demais ver frequentemente pessoas nas Eucaristias sem se aproximarem da Comunhão Sacramental!
Eu sei que há situações em que as pessoas terão de se contentar mesmo com o desejo de receber Jesus ou comunhão espiritual, mas ainda são casos muito pontuais!
Mas… ninguém vai à Comunhão para se fazer de ‘santinho’, pois quando virmos as pessoas aproximar-se da Comunhão temos de ter consciência que não há ninguém digno de Comungar Sacramentalmente, mas mesmos indignos porque pecadores, Jesus quer vir a nós para nos poder fortificar e ir dignificando!
Recordo, faz tempo, ouvir pessoas dizer: “ eu não mato nem roubo, não tenho pecados!” E eu pensava que derrubando alguns maus hábitos ficava com a consciência tranquila… mas enganei-me! Os maus hábitos, de facto, foram sendo derrubados… mas como a água consegue descobrir lixo onde o não imaginamos, Jesus faz o mesmo connosco, leva-nos a detectar erros, pelo que encontro em mim muitas atitudes erradas todos os dias! A tranquilidade da minha consciência provém, sim, não da falta de pecados ou atitudes menos dignas, mas do conhecimento que tenho da Misericórdia Amor e Compaixão de Jesus por mim, sempre pronto a aceitar-me, a compreender-me e a ajudar-me a fazer o melhor que posso e sei!
Tenho tantas mais coisas lindas para dizer… sei lá quando!...
Um Feliz 2016 para toda a gente!

HN

Sem comentários: