quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ANO NOVO… VIDA NOVA!

Sim! Ano Novo Vida Nova! Não só no dia de Ano Novo, mas em todos os dias do ano… em todos os dias de cada ano!
A vida tem de renovar-se a cada instante! Porque… ou se renova… ou passa a morte permanente!
Doida… me dirão! Mas não! Não estou doida!
Ou nos vamos renovando interiormente, ou não passaremos de mortos vivos ou vivos mortos, mortos para a verdadeira vida de amor que nunca morrerá!
Porque… pensando um pouco mais profundamente… o corpo de uma pessoa representa duas vidas distintas: a que se vê objectivamente… e a que se não pode ver, a vida interior que se vai modificando a cada instante e descobrindo gradualmente nas mais variadas atitudes das pessoas em todos os momentos.
E o curioso é que a vida que se vê expressa no corpo é a que menos vale, mais tarde ou mais cedo acabará, pois o corpo morre, é um facto real e irreversível!
Então… o enorme valor da pessoa humana provirá sempre do facto de ser imagem e semelhança de Deus! De Deus invisível em Si mesmo e presente em tudo e em todos, pois tudo e todos Lhe pertencem!
Como imagem e semelhança de Deus temos capacidade de compreender, aprender, servir, entregar-nos a uma causa, de aceitar as situações como são ou de algo fazer para as mudar, de ser solidários, pacientes, de ver o lado positivo das pessoas ou situações, de ser corajosos, persistentes, verdadeiros, coerentes, caridosos, carinhosos, meigos, ternurentos, misericordiosos, amigos! Amigos ao jeito de Jesus, o rosto visível de Deus que, feito homem como nós, nada mais fez do que amar e ensinar-nos a amar como a todos convém!  
É com o corpo que nos mostramos, que somos, que estamos! É com o corpo que fazemos muitas asneiras, mas também é com o corpo que aprendemos, descobrimos e exercitamos todas as nossas inúmeras qualidades.
Ano Novo, Vida Nova! Vida Nova em todos os dias do ano, em todos os minutos dos dias, em todos os segundos dos minutos!
O nosso corpo cansa, adoece, envelhece… mas o Amor que Jesus nos veio exemplificar e ensinar tem que continuar vivo e actuante, cada vez mais vivo, cada vez mais actuante, independentemente da idade ou condição que tivermos na vida!
A pessoa pode não poder fazer mais nada, mas amar, pode sempre!
Então… desejemos amar sempre!... Esforcemo-nos por amar sem peso nem medida!... Exercitemos sempre uma vida de Amor autêntico… que sempre se doa e tudo faz sem esperar reconhecimentos nem recompensas!
Fomos criados para o Amor, e é o Amor que nos renova todos os dias, que nos ajuda a ver e aceitar tudo de forma diferente!
Ano da Misericórdia! Para vermos, meditarmos, interiorizarmos a infinita Misericórdia de Deus para connosco, o infinito Amor que Deus nos tem, a separação que faz de nós mesmos e das nossas más atitudes que odeia de verdade, mas a nós nos ama infinitamente, a nós, que praticamos essas más acções!
Amar a pessoa… e odiar, sim, mas só o mal que a pessoa faz, que não tem nada a ver com a pessoa em si!
Este é um caminho para percorrermos! Separar as pessoas das atitudes. Odiar as suas más atitudes, mas amar as pessoas que as praticam! E amar sem criticar, pois não sabemos nada acerca de ninguém! Às vezes nem de nós mesmos!
Ano Novo, Vida Nova! Vida de Amor, como Jesus nos pede!
Que Ele nos ajude!
Um 2016 cheio das maiores venturas e muitos sucessos na realização pessoal, familiar e social!

Hermínia Nadais

Sem comentários: